Sejus firma acordo com CNJ e TSE para emissão de documentação para detentos

A visita teve objetivo de implementar o Programa Fazendo Justiça, que vai facilitar a emissão de documentos para pessoas que estão privadas de liberdade.

Sejus firma acordo para emissão de documentação para detentos | Fotos: Thanandro Fabrício/Sejus
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Justiça recebeu, nesta segunda-feira (29), a visita de representantes do Tribunal Superior Eleitoral, Conselho Nacional de Justiça e do Instituto de Identificação do Piauí. A visita teve objetivo de implementar o Programa Fazendo Justiça, que vai facilitar a emissão de documentos para pessoas que estão privadas de liberdade.

De acordo com a coordenadora do núcleo de biometria e documentação civil do Fazendo Justiça, Ana Teresa Iamarino, a emissão dos documentos será realizada através do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), sob responsabilidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Foto: Divulgação/ Thanandro Fabrício/Sejus

"É um programa que utiliza tecnologia focada na cidadania. A proposta desse programa é facilitar para que as pessoas privadas de liberdade tenham acesso a programas sociais, cursos educacionais, atividades profissionalizantes e o próprio exercício da cidadania”, disse Ana Teresa durante reunião.

O programa terá uma base de dados unificada entre estados brasileiros, permitindo a troca de experiências e integração de sistemas. O subsecretário de Justiça, Fanuel Adauto, que conduziu a reunião com os representantes, afirma que o uso desta tecnologia trará muitos benefícios para o sistema penitenciário do Piauí.

“Nosso sistema de justiça vai avançar muito com esse projeto. Nós já estávamos emitindo documentos básicos nas nossas unidades penais, em parceria com a Secretaria de Segurança. Sem dúvidas, com esse programa sendo implementado no Piauí, conseguiremos alcançar mais pessoas privadas de liberdade que não têm documentações. Com isso, conseguiremos inseri-las em projetos de educação, saúde, trabalho e profissionalização. É uma iniciativa muito importante para o nosso estado”, esclareceu Fanuel.

O projeto acontece em parcerias com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), institutos de identificação estaduais e com outros órgãos da administração federal, como Receita Federal, para fluxos de regularização e emissão de CPF; Ministério da Defesa, para segunda via do certificado de reservista; e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que, pelo Comitê Gestor Nacional do Compromisso Nacional pela Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica, atende populações vulneráveis, como as pessoas privadas de liberdade.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES