Os números chamam a atenção. Os testes positivos para Covid-19 detectados em farmácias tiveram um aumento de 326% durante o mês de maio. Trata-se da primeira alta desde janeiro. Foram registrados 136.117 mil novos casos no total, um número mais de quatro vezes maior que os 31.981 do mês de abril. 

As informações são do levantamento realizado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Os dados foram obtidos com exclusividade pelo GLOBO.

Os registros são os maiores desde fevereiro, quando foram 349.287 diagnósticos com o resultado positivo para a doença nas drogarias brasileiras. Um aumento que deixa em alerta.

Testes tiveram procura aumentada -Fabiano Rocha / Agência O GloboTestes tiveram procura aumentada -Fabiano Rocha / Agência O Globo

Aumento

Para os especialistas, a nova subida da Covid-19 no Brasil é reflexo da subvariante da Ômicron BA.2, prevalente no país segundo o ITpS. Não há evidências de que ela seja mais agressiva que a BA.1 – primeira versão da Ômicron –, porém estudos confirmaram que a sublinhagem é mais transmissível.