Adolescente que sofreu ataques racistas em escola de Teresina presta depoimento

A jovem está muito abalada e ainda vai decidir se vai permanecer na instituição. O caso de racismo aconteceu no dia 9 de setembro.

Adolescente de 16 anos sofreu ataques racistas em escola de Teresina | Reprodução/Redes sociais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma adolescente de 16 anos, vítima de ataques racistas em uma escola particular de Teresina após participar de uma gincana, prestou depoimento na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente na terça-feira (19). Em entrevista para o Meionorte.com, o advogado da família informou que a jovem está muito abalada e ainda vai decidir se vai permanecer na instituição.

No dia 9 de setembro, a aluna participou de uma competição escolar com a tarefa de personificar uma representação da paz. A equipe decidiu que ela se vestisse como Dandara, uma guerreira negra que lutou contra a escravidão no século XVII.

Após o desfile, os jurados declararam a adolescente como vencedora. Entretanto, estudantes da equipe adversária proferiram comentários racistas em um grupo de mensagens, como "Se tivessem escolhido alguém da nossa equipe, porque ela é branca e tal... A escola seria chamada de racista, 'sacou'? Foi uma injustiça, 'tá ligado'?" e "Eles nos roubaram, disseram que aquela menina lá, a representante da paz, venceu a nossa equipe. A nossa era um anjo e ela era apenas lixo".

No dia seguinte, domingo (10), uma colega da adolescente a alertou para não comparecer à escola na segunda-feira (11), pois alguns estudantes planejavam ridicularizá-la. Na terça-feira (12), a jovem foi à escola, mas ligou para a família aos prantos pedindo para sair antes do fim das aulas.

O advogado da família, Chrystopher Luan Wercklose Garcia, declarou ao Meionorte.com que a adolescente está profundamente triste com a situação. "Ela ainda está muito abalada. Os pais ainda estão analisando se vão mudá-la de escola ou não, pois não querem prejudicar o andamento do ano letivo dela. Na terça-feira, ela pediu para ir embora mais cedo, está muito envergonhada e triste com o ocorrido", contou.

O caso foi notificado ao Ministério Público do Piauí (MPPI) e à Polícia Civil, que já possui os áudios com teor racista. As autoridades estão investigando para identificar os autores, suspeitos de serem adolescentes.

Chrystopher Luan Wercklose Garcia destacou que a escola está prestando apoio na "medida do possível". Se for comprovado que os autores dos áudios são adolescentes, eles responderão pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, que considera tais atos como atos infracionais análogos ao crime de injúria racial.

Leia Mais

Em nota, a escola comunicou que identificou um aluno como autor dos áudios, convocou seus pais para tratar do assunto e aplicou uma punição de acordo com o regimento interno, sem dar mais detalhes.

Confira a nota da instituição:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Desde que tomou conhecimento do ocorrido, a Escola imediatamente buscou identificar os envolvidos. Após a confirmação da identidade de um aluno como autor dos áudios, seus responsáveis foram chamados e o aluno foi penalizado conforme dispõe o regimento interno desta instituição. 

Reafirmamos nossa solidariedade à aluna e nosso apoio integral à família, com quem temos mantido contato direto. Lembramos que a luta contra o racismo é diária e cabe a todos nós atuar para que episódios como esse não se repitam.

Atenciosamente,

A Direção



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES