Agricultores do Piauí usam variante de melancia para garantir renda anual

O período de chuvas e adversidades do campo, dificultam o manejo da fruta neste período, fazendo os produtores usarem novo método para o plantio.

Plantação de melancias com nova variante | Reprodução - Foto: Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A parceria entre a Codevasf e os pequenos produtores rurais de Contendas, próximo a José de Freitas-PI, trouxe a melancia como principal fonte de renda para cerca de 100 famílias da regiãoAtravés de equipamentos modernos da empresa pública federal e orientação técnica adequada, a comunidade agrícola identificou uma variedade da fruta que se adapta bem ao clima local, resultando em vendas significativas durante todo o ano. 

Numa área de 27 hectares pertencente à Associação de Desenvolvimento Comunitário de Contendas, eles cultivam principalmente a variedade de melancia chamada TopgunO plantio começa em maio, com colheita no final de julho após o período de chuvas no Estado. No último ano, colheram cerca de 300 toneladas da fruta para venda local.

Leia Mais

Além da melancia, os moradores de Contendas também se dedicam ao cultivo de feijão, macaxeira, milho, quiabo, pimenta e piscicultura. Visando evitar perdas durante as chuvas e expandir a comercialização para outras regiões, os agricultores decidiram experimentar o cultivo de uma nova variante de melancia, a Liverpool. Essa variante, de polpa firme, vermelha e crocante, é plantada entre janeiro e fevereiro, meses que apresentam altos índices de chuva no Piauí.

“Iniciamos nossos trabalhos em 1994. Desde então, fomos descobrindo o potencial que esta terra tem para produção de melancia, por ser um terreno arenoso, boa fertilidade e sistema de retenção de água diferenciado. A variante de melancia que é mais comum por aqui é a TopGun, mas ela só deve ser cultivada e colhida no período seco. Para evitar uma queda brusca de vendas durante as chuvas, experimentamos, com sucesso, a Liverpool. O objetivo agora é colocá-la para o mercado no ano que vem”, relata José Augusto Pinto, presidente da associação.

"Hoje, conseguimos tirar da agricultura o sustento de casa. Temos um sistema de irrigação eficiente, com economia da água, trabalhamos com alternância de culturas e de forma escalonada. Isso nos garante variedade de produtos e padronização daquilo que ofertamos aos compradores, sem desperdício e tudo orgânico. Só temos a agradecer à Codevasf”, conclui.

INVESTIMENTOS DE QUASE R$ 1 MILHÃO

Desde 2006, com o auxílio da 7ª Superintendência Regional da Codevasf no Piauí, os 92 pequenos agricultores afiliados a Contendas conseguiram estabelecer um nível de organização e produtividade que tem se destacado como um modelo em toda a região do Território Entre Rios. Durante quase duas décadas de parceria, foram investidos mais de R$ 730 mil em diversas áreas, incluindo aquisição de máquinas, equipamentos, treinamento e suporte técnico.

Esses recursos provieram de programas voltados para o desenvolvimento de arranjos produtivos locais e também de emendas parlamentares. Isso possibilitou a compra de equipamentos como trator agrícola, niveladora, carreta basculante, colhedora de forragem, plantadeiras adubadoras, carretas de madeira, uma unidade móvel para processamento de farinha, freezers, despolpadeira, tanques de terra para piscicultura, além de itens para irrigação, entre outros.

“Esta é mais uma das inúmeras associações espalhadas pelo Piauí que recebem o apoio da Companhia. Estamos orgulhosos do trabalho e esforço da comunidade local para obter resultados positivos no campo e, consequentemente, da renda, seja por meio do apoio técnico, com as orientações adequadas, seja pela entrega de novas máquinas, que permitem uma modernização da atividade. Onde tem a mão da Codevasf, tem desenvolvimento: esta é a nossa principal função”, explica Marcelo Castro Filho, superintendente da 7ª Regional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES