Desfile de estilo e essência: PMH celebra a cultura piauiense na passarela

Marcas do Piauí passaram pela passarela neste segundo dia de evento, que se concretiza como a verdadeira semana de moda do estado.

Segundo dia de PMH tem moda e estilo com essência piauiense | RAVENA LAGES
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O segundo dia do Piauí Moda House entregou cultura, diversidade, representatividade e inovação, através dos looks apresentados durante os desfiles e palestra no Lounge Sebrae Moda, na noite dessa quarta-feira (23). Durante toda a programação, que iniciou na terça-feira (22) e segue até esta quinta-feira (24), o evento se concretiza como a verdadeira semana de moda do estado, o público teve acesso a palestras, talk shows, lounges e a passarela com as grandes marcas do mercado. 

Leia Mais

A Mundo Mania, uma marca de moda infantil e teen que já está presente no mercado piauiense há seis anos, foi a primeira da noite a desfilar na passarela do Piauí Moda House, conquistando o público. Foram destacadas 30 peças voltadas para crianças de todas as faixas etárias, desde os pequenos até os adolescentes.

Desfile da Moda Mania foi o primeiro da passarela do PMH, nesta quarta-feira (23) | FOTO: RAVENA LAGES

Entre balões coloridos espalhados pela passarela, o desfile começou com muita criatividade e brincadeira. Toda a atmosfera foi pensada para receber as peças estampadas e carregadas de tons alegres. Com uma visão atenta à moda teen, a marca não deixou escapar as principais tendências do momento, como a moda  dos "influencers" , "barbiecore", oversized e a athleisure, que mistura elementos esportivos com o casual.

Sara Dantas Machado, proprietária da Mundo Mania, revelou a inspiração por trás do desfile. "Procurei trazer uma moda mais adequada ao dia a dia, com um toque do meu estilo pessoal, algo confortável e colorido para as crianças. Também consegui unir as peças para as meninas pré-adolescentes, com todo aquele brilho e estilo que elas gostam", contou.

Ainda durante a segunda noite de evento aconteceram os desfiles das marcas Andressa Leão, Cloe, Core De Luxe, Sebrae Modas apresentando as marcas Bruna Araújo, Vell Bizz e Moreth. 

Confira as fotos de todos os desfiles do PMH

Nara e Tereza Melo mostram valorização do artesanato em palestra no Lounge Sebrae

Ainda no segundo dia de evento do Piauí Moda House, as empresárias Nara Melo e Tereza Melo, da Trapos e Fiapos, contaram um pouco da origem da tecelagem na família e como surgiu a empresa, durante a palestra “Tecendo Transformações: A Jornada de Sucesso Sustentável da Trapos e Fiapos na Tecelagem Artesanal”, no Lounge Sebrae Moda.

Tereza Melo contou que a busca pelos teares surgiu em Nova Santa Rita, ao Sul do Piauí, devido a necessidade de fonte de renda. Ela explicou que na cidade não havia o instrumento, e que assim iniciou uma jornada atrás dos teares, encontrando somente no Ceará. 

“Eu lembrei dos teares, de quando eu era criança. Lá em Santa Rita se plantava algodão, se fiava o fio e se tecia rede. Chamava-se de rede de três panos. Não havia teares, então eu fui a Pedro II. Quando eu cheguei lá, o tear era outro, possuía um outro jeito de tecer. Não era da cultura de lá e eu não queria interferir na cultura local. Porque quando a gente trabalha, as coisas que são das raízes da gente, tudo flui mais fácil. Então eu fui para Fortaleza e encontrei uns teares de segunda mão semelhantes àqueles”, lembrou a empresária.

Segundo ela, em Santa Rita não havia carteira de trabalho assinada, e as mulheres trabalhavam o dia inteiro e ganhavam meia diária. “Foi uma preocupação nossa de inserir uma coisa mais justa, pensar numa coisa que trouxesse benefícios em todos os níveis. Não só no bolso, mas também no reconhecimento do trabalho, do ser humano. Então nós começamos o tapete. Um dia, eu disse pro meu marido que meu dinheiro não estava dando, ele me levou até a garagem e tinha um monte de rede, e disse ‘olha aí seu dinheiro, o que você vai fazer com isso?’ Bom, eu me dei conta que eu precisava vender’’, esclareceu Tereza Melo.

Empresárias da Trapos e Fiapos durante palestra no Lounge Sebrae Moda | FOTO: RAVENA LAGES

A tapeçaria feita a mão, com um desenho único, dupla face, durável, lavável e com tecnologia verde, a Trapos e Fiapos traz inovações com uma identidade única e autêntica do Piauí. Nara Melo utilizou como exemplo a coleção Santa Rita, cujas fotografias foram feitas com os artesãos e os filhos, do jeito que eles se arrumaram, na posição que eles quiseram, em uma garagem, com o mínimo de produção. 

“A preocupação que a Trapos e Fiapos tem é de ser autêntica, ser exatamente como nós somos. Não ser a cópia de ninguém, nem parecido com ninguém, ser só a gente. Então, quando a gente produz uma foto, uma foto precisa ser muito bonita, mas ela precisa traduzir a verdade, porque senão fica muito distante do produto final. Essa coleção, fotografada pelo Irineu Santiago, que é um excelente fotógrafo do nosso estado, foi feita com um mínimo de produção. E essa coleção, eu achei que ficou muito lindo o resultado, e essa foto aqui específico”, destacou Nara Melo.

Lounge do Sebrae conta com consultoria e ativações no PMH

Visando apoiar os pequenos negócios de moda e apresentando soluções para alavancar as empresas do setor, o espaço Lounge do Sebrae Moda, conta com a presença de conteúdos sobre branding sobre o assunto, além de ativações voltadas para as empresas. Luana Nogueira, gerente da unidade de competitividade e inteligência de negócio, ressaltou que este é o momento em que o público pode se integrar com as ações do Sebrae.

“É uma estratégia que a gente está trazendo de reforço de uma sub-marca para mostrar essa referência do Sebrae na atuação do setor da moda, que é o Sebrae Moda. Estamos com ativações voltadas para empresas, trazendo conteúdos voltados para branding de moda, também com a questão voltada para o branding pessoal”, afirmou Luana Nogueira.

Lounge do Sebrae no PMH | FOTO: RAVENA LAGES

Além disso, o espaço possui o tema “Arrume-se com o Sebrae”, com consultoras disponíveis para o público, orientando em como utilizar os recursos de branding pessoal a fim de elevar a imagem profissional e agregar valor a produtos e serviços, ou seja, é a oportunidade para quem busca melhorar seu perfil diante do cenário empresarial.

“O Piauí Moda House é um evento importante aqui para o nosso estado. É um evento que a gente enquanto Sebrae apoia desde o início. E a gente procura sempre trazer as tendências, o que está impactando o mercado da moda. É uma referência e uma vitrine, que esses empreendedores podem estar observando e se inspirando para implantar nos seus negócios.  Ou buscando outras soluções no Sebrae para que possam empreender no segmento da moda de forma mais segura e assertiva”, destacou Luana Nogueira.

Nesta quinta-feira (24), a consultora de Moda e Confecção do Senai/Cetiqt, Charllene Oliveira, marcará presença no espaço apresentado sua palestra com o tema “Inova Moda Digital: Fora do Eixo Outono/Inverno 2024”, com uma visão global sobre as principais influências do comportamento dos consumidores que têm impactado a moda e a forma de fazer negócios.

Além do Lounge, o Sebrae possui ainda com a participação de 10 empresas, atendidas pela instituição, nos desfiles que acontecerão no palco principal do evento. As empresas que mostrarão suas coleções são: Gugê, Curicacas, Natupalhas, Summer Breeze, Bruna Araújo, Vell Bizz, Moreth, D’Menor, Granfina e Maihara Brandão. Ao todo, serão apresentados 90 looks, entre roupas infantis, moda casual, jeans, moda praia e acessórios.

Estande da Setur destaca preciosidades do estado 

Zé Neto Monteiro, diretor de eventos e patrocínios da Secretaria do Turismo do Piauí, destaca que a pasta traz para o Piauí Moda House as preciosidades do estado. No lounge, além de guias de turismo é possível encontrar uma lojinha de joias com opala e prata.

“A gente está tendo o privilégio de participar do Piauí Moda House que é um evento que se consolida como um dos maiores eventos de moda do Piauí. Estamos hoje num estante montado na entrada do evento recepcionando os visitantes do evento, mostrando as nossas belezas, e os nossos atrativos”, destaca.

Estande da Setur no Piauí Moda House | FOTO: RAVENA LAGES

Julia Soares, empreendedora dona da Umbu Joias, pontua que o público pode adquirir as peças feitas de forma artesanal no eixo Teresina/Pedro II.

“Nós somos uma loja de joias artesanais feitas com prata e opala. E estamos aqui no lounge da Setur, no Piauí Moda House, trazendo o pedacinho precioso do Piauí, que é a opala pra esse evento. A opala é uma pedra que só existe em dois lugares do mundo, um deles fica no Piauí. Só tem opala no Piauí, na Austrália, e recentemente a NASA descobriu que tem opala em Marte. Então ela é uma das nossas riquezas”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES