Ensino integral chega a 200 escolas que ofertam ensino médio no Piauí

A aplicação representa apenas a primeira fase do processo, que envolve a adaptação da matriz curricular, além de alterações e adequações na estrutura física, diz secretário da Seduc

Ensino integral chega a 200 escolas que ofertam ensino médio no Piauí | Pedro Melo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta segunda-feira (17), o Secretário de Educação do Estado do Piauí, Washington Bandeira, anunciou no programa "Notícias da Boa", apresentado pela jornalista Cinthia Lages, que até 2025 cerca de 502 escolas da rede pública estadual que oferecem ensino médio funcionarão em tempo integral, incluindo ensino profissional e técnico.

A Secretaria Estadual de Educação do Piauí (Seduc) já implementou esse modelo em 104 novas escolas de ensino médio este ano, totalizando agora 200 instituições nesse formato, informou o secretário. A aplicação representa apenas a primeira fase do processo, que envolve a adaptação da matriz curricular, além de alterações e adequações na estrutura física para que elas possam funcionar plenamente como instituições de ensino em tempo integral.

"O ensino requer mudanças logísticas relacionadas à alimentação e transporte escolar, além de intervenções físicas, como melhorias na infraestrutura e aquisição de equipamentos adequados. É um processo em execução e que será finalizado em 2025", destacou o Secretário.

Para uma escola de período integral, é recomendado servir três alimentações diárias aos alunos, abrangendo em torno de 70% das necessidades nutricionais do público atendido. No Piauí, as instituições oferecem aos jovens um cardápio para lanche da manhã, almoço e lanche da tarde. Washington Bandeira disse que pretende implementar um café da manhã para aqueles que precisam acordar mais cedo para pegar o transporte escolar. 

"Alguns meninos e meninas têm que acordar às 4 horas da manhã para pegar um transporte escolar e a primeira alimentação é às 9h. Então, a gente quer implementar um café da manhã na chegada, porque a alimentação é importante para a qualidade de estudo e para os nossos alunos em situação de vulnerabilidade social, ela é uma ferramenta inclusive de segurança alimentar", contou.

Leia Mais

Apesar dos esforços e investimentos realizados para promover o ensino em tempo integral no Piauí, o Secretário reconheceu que existem desafios a serem enfrentados. "A implementação completa do modelo requer ajustes nas infraestruturas físicas das escolas, bem como uma logística adequada para garantir alimentação e transporte adequados aos alunos. Além disso, o aumento das demandas educacionais exige uma gestão eficiente.

Escritório de Projetos

A Secretaria de Estado da Educação criou o Escritório de Projetos de Educação, com o objetivo de padronizar processos de governança e garantir a eficiência no uso de recursos. O escritório deve acompanhar de perto os principais projetos desenvolvidos pela Seduc e realizar monitoramentos trimestrais das metas estabelecidas. Essa iniciativa busca, segundo o secretário, melhorar a gestão e acompanhar o progresso das metas estabelecidas pelo governador e pelo Secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES