Green Energy Park vai investir R$ 50 bilhões em hidrogênio verde no Piauí

O projeto tem a expectativa de sair do papel em 2024 – começo das obras – e conclusão de dois anos

Assinatura da carta de intenções | Foto: Divulgação/Roterdã/Governo do Piauí
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ceará segue, até então, absoluto na atração de investimentos no setor do hidrogênio verde. Com protocolos assinados e um rol de grandes companhias, incluindo internacionais, o hub de H2V no Estado deve atrair bilhões de reais e gerar na casa de 80 mil empregos. Mas o que pouca gente sabe é que o vizinho Piauí prepara o terreno para disputar em pé de igualdade a briga pela matriz energética. A reportagem é de Átila Varela do Focus.Jor.

Longe do radar da imprensa cearense, a marroquina Green Energy Park (GEP) assinou com o Governo do Piauí uma carta de intenções que poderá resultar no maior projeto de hidrogênio verde (H2V) do mundo. O documento prevê a realização de estudos para a construção de um parque de hidrogênio verde em Parnaíba, no litoral do Piauí, com investimento de 10 bilhões de euros (R$ 50 bilhões) e produção inicial de 5 GW de amônia verde por ano.

O projeto tem a expectativa de sair do papel em 2024 – começo das obras – e conclusão de dois anos. O combustível, ao deixar o Piauí via marítima, vai desembarcar no Porto de Krk, na Croácia, país onde a Green Energy Park está sediada. Para o negócio render, a companhia quer estruturar o Porto de Luís Correia para exportar o hidrogênio, na forma de amônia, via Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí e assim abastecer as indústrias da Europa.

Sim, já existem empresas do outro lado do Oceano Atlântico interessadas no hidrogênio piauiense. O palco da assinatura do memorando? Roterdã, durante o Congresso Mundial de Hidrogênio, nos Países Baixos, no mês passado. Assinaram o documento a GEP, representada pelo CEO Bart Biebuyck; o Governo do Estado do Piauí, representado pela diretora de Mercados Europeus da Investe Piauí, Nathália Ervedosa; e a vinícola Puklavec Family Wines, representada pela empresária Tatjana Puklavec, que será uma das compradoras do H2V produzido no Piauí.

(Com informações do Focus.jor)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES