Piauí terá indústria de produção de hidrogênio verde na ZPE de Parnaíba

O Piauí deu mais um importante passo para se tornar um dos principais produtores de hidrogênio verde no mundo

O Piauí deu mais um importante passo para se tornar um dos principais produtores de hidrogênio verde no mundo | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles anunciou nesta sexta-feira (29), que o grupo Solar Outdoor Media irá instalar uma unidade de produção de hidrogênio verde e amônia verde, na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, no litoral do Estado. 

O chefe do Executivo estadual se reuniu com os empresário da Solar Outdoor Media, Luciano Guido Christopher Stiftr, . Na ocasião, foi  anunciado que o grupo alemão teve avanço com o seu projeto de produção de energia solar em Buriti dos Lopes. As obras de implantação da planta devem ter início em 2024 e a expectativa é de que sejam empregadas mais de 1.800 pessoas de Buriti e região. 

''É a terceira vez que nos reunimos com a Solar Outdoor Media, tendo como pauta principal o projeto de hidrogênio verde no Piauí. Estamos acompanhando pessoalmente esse projeto, pois temos pressa em aproveitar todo o nosso potencial na área de transição energética e gerar mais desenvolvimento econômico e social para nosso estado'', afirmou o governador.

Leia Mais

Reunião com o CEO da Solar Outdoor Media, Luciano Guido Foto: Ascom 

Inicialmente, a planta solar de Buriti dos Lopes terá potencial de produção de 940 Megawatts (MW) de energia, podendo chegar a até 3 Gigawatts (GW), o que lhe tornaria o maior projeto da América Latina em produção de energia solar. A energia produzida no município será encaminhada até a indústria, em Parnaíba, de forma que seja realizada a produção de hidrogênio e amônia e estes sejam exportados até a Alemanha.

Fonteles acrescentou que o projeto é um grande passo para a transição energética no Piauí. "Um projeto bilionário muito importante ao nosso estado, que busca ser líder mundial na produção de hidrogênio verde e, a partir disso, trazer desenvolvimento ao Piauí", disse.

O CEO Luciano Guido destacou a sua felicidade com os avanços nas tratativas com o Governo do Piauí. "Estamos felizes e entusiasmados. Nós percebemos a visão que o governador tem para o estado no que diz respeito à transição energética e novas tecnologias. Então, estamos comprometidos para que tudo isso se torne realidade e contribuamos com o desenvolvimento do Piauí", ressaltou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES