Inauguração da primeira etapa do porto de Luís Correia terá show de Xand Avião

O governador Rafael Fonteles entrega a primeira etapa desta obra projetada há mais de 100 anos.

Inauguração da primeira etapa do porto Piauí será na próxima quarta (13). | Gabriel Loiola
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí entra em contagem regressiva para a inauguração do Complexo Porto Piauí, em Luís Correia. Na próxima quarta-feira (13), quando é comemorado o Dia do Marinheiro, o governador Rafael Fonteles entrega a primeira etapa desta obra projetada há mais de 100 anos e que agora se torna realidade com a atracagem de um navio da Marinha do Brasil. 

O Porto Piauí irá fortalecer diversos setores econômicos e atrair novos investimentos para o estado, com geração de novas oportunidades de negócios e de emprego e renda. Na primeira etapa será entregue o canal de acesso; a retroárea, que consiste na área imediatamente após o cais; a urbanização da via; o ambiente de acesso (portal), onde será construído o centro administrativo do porto. Essa etapa também contempla o pátio de contêiner e o pátio de mercadorias em geral, que estão com obras avançadas para a inauguração no dia 13.

Na ocasião, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPOr) fará a entrega da Declaração de Terminal de Uso Privado (TUP) e documentos formais dos primeiros negócios do TUP: o terminal de grãos e fertilizantes e o projeto de hidrogênio verde (H2V). 

"A Declaração de Terminal de Uso Privado é o registro de nascimento do porto. O nosso porto é uma obra que vai gerar divisas para todo o Piauí", explica o presidente da Investe Piauí (Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí), Victor Hugo Almeida.

O governador Rafael Fonteles disse estar feliz em entregar essa obra sonhada por tantas gerações, que é de vital importância para o desenvolvimento econômico do estado.

 "Esse investimento é estratégico, pois conseguimos superar esse desafio de entregar essa primeira etapa. Claro que teremos várias outras etapas, novos terminais a tipos de mercadorias a serem transacionadas pelo porto. Mas esta é a primeira grande vitória na infraestrutura portuária do estado, com investimento de mais de R$ 150 milhões, recursos do Governo do Estado, para conclusão dessa obra que está sendo construída", disse.

SHOWS GRATUITOS

Para celebrar o momento histórico, o Governo do Piauí preparou uma festa comemorativa com shows de Teófilo Lima, Dudu Nogueira e Xandy Avião, que acontecerão no entardecer do dia 13, logo após a solenidade que dará por inaugurada a primeira etapa do Porto Piauí. Segundo a organização do evento, toda a infraestrutura do local foi projetada para garantir o conforto e a segurança de todos os participantes.

Os portões serão abertos às 14h e a solenidade oficial com a presença de autoridades e representantes do setor industrial está programada para às 15h. Logo depois, por volta de 16h, tem início os shows de artistas regionais e nacionais. 

EXPOSIÇÃO “NASCE O PORTO”

Próximo à área do evento, o público também terá oportunidade de conferir a exposição "Nasce o Porto", que destaca os marcos históricos e os desafios enfrentados ao longo de várias décadas, oferecendo uma visão abrangente da evolução do Porto Piauí.

Segundo os organizadores do evento, ao percorrer a exposição, os visitantes terão a oportunidade de explorar uma linha do tempo que remonta aos primeiros estudos do terminal, ainda no período imperial.

O público presente também poderá assistir a um documentário que destaca a importância crucial do Porto Piauí, com imagens exclusivas, entrevistas e narrativa. O documentário permite aos visitantes compreender plenamente o impacto e a relevância dessa obra para a região.

Além da exposição e do documentário, será disponibilizada uma sala interativa que oferecerá aos visitantes a chance de mergulhar ainda mais na experiência. Equipada com espaços instagramáveis, a sala permitirá que os participantes capturem e compartilhem os momentos enquanto exploram as diferentes fases do desenvolvimento do terminal. Ao final da exposição, os visitantes serão levados a um espaço imersivo que oferece uma experiência sensorial.

A exposição seguirá aberta ao público nos dias 13 a 17/12, 21 a 24/12 e 28 a 30/12, nos horários de 9h às 12h e 14h às 17h.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES