Iran Felinto revela estratégias que fizeram Teresina ser líder em empregos

O secretário relatou, ainda, que a Semdec possui um plano de investimento robusto para impulsionar ainda mais o negócio turístico e dos polos industriais do estado

Secretário Iran Felinto | Reprodução/PMT
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quarta-feira (30), o programa Bom Dia Meio Norte - apresentado pelo jornalista Ieldson Vasconcelos - recebeu a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), Iran Felinto. A razão de sua presença foi para que houvesse a discussão acerca da posição de destaque de Teresina na geração e distribuição de empregos, além do motivo pelo qual a capital piauiense atingisse tal posição em comparação às demais regiões nordestinas.

Na entrevista, o secretário revelou as decisões tomadas pela Semdec para que a cidade lidere a produção de empregos formais e permaneça na linha de crescimento do setor, que supera, inclusive, a média nacional.

Leia Mais

“Isso é o resultado de uma política pública eficiente, melhoria da infraestrutura urbana e de todo o ambiente de negócio”, apontou. “Quando se faz esse tipo de política, você ganha a confiança do empresário, que passa a investir em Teresina e traz todo o arcabouço de investimento para a capital”, continuou.

Além disso, Iran Felinto pincelou a colaboração da secretaria em incentivar os diferentes negócios de turismo pela cidade. “A gente tem o turismo de negócio muito forte, tanto o turismo esportivo como o de eventos, e a SEMDEC tem participado de grandes feiras nacionais e proporcionado melhorias para o setor”.

O secretário relatou, ainda, que a pasta possui um plano de investimento robusto para impulsionar ainda mais o negócio turístico e dos polos industriais do estado, a fim de atrair a atenção, visita e capital de mais turistas e organizações empresariais.

Entenda o que aconteceu

No mês de junho, Teresina protagonizou um cenário promissor ao registrar um crescimento notável no saldo de empregos formais no Piauí. A capital do estado contribuiu com a abertura de 1.292 vagas de emprego com carteira assinada, representando cerca de 78% do total de novas oportunidades geradas na região durante o período.

A trajetória de prosperidade estende-se ao acumulado do primeiro semestre, de janeiro a junho, quando a cidade testemunhou um saldo positivo de 4.591 postos de trabalho criados. Esse desempenho é notável, com um aumento significativo de 2,35% em relação ao estoque de empregos de 2022. Os números revelam 41.488 admissões frente a 36.897 demissões. Além disso, Teresina superou as médias nacionais e regionais no que tange a variação mensal, apresentando um crescimento de 0,65% de junho em relação a maio, enquanto a média do Brasil foi de 0,36%; e do Nordeste, de 0,48%.

Esses indicadores robustos são embasados nos dados divulgados pelo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego, no final do mês de julho. A capital piauiense exibiu desempenho positivo em todos os cinco grupos de atividades econômicas avaliados. O mercado formal foi impulsionado pelos setores de Serviços (+798), seguido por Construção (+264), Agropecuária (+17) e Comércio (+128).

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES