Iran Felinto revela como Teresina se tornou líder na geração de empregos

O secretário falou sobre a meta de colocar a capital piauiense no mapa e radar das startups e fomentar o seu desenvolvimento econômico

Capital piauiense na dianteira | Ravena Lages
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quinta-feira (03), o programa Banca do Sapateiro - apresentado pelo jornalista Ari Carvalho - entrevistou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), Iran Felinto, sobre o disparo de novos empregos gerados em Teresina, fazendo com que ela se destaque das demais capitais nordestinas.

Quando questionado acerca da prometida meta de colocar a capital piauiense no mapa e radar das startups e fomentar o seu desenvolvimento econômico, o empresário afirmou que a cidade é destaque em gerir e distribuir empregos dentro do panorama regional.

Leia Mais

“Teresina está liderando a criação de novos empregos formais dentre as capitais nordestinas, uma vez que ela segue na linha de crescimento acima da média nacional”, revelou. “Nosso saldo positivo ficou, aproximadamente, em 5 mil empregos, 42 mil admissões e 36 mil demissões, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), completou.

O secretário comentou que os números estimulam a equipe a continuar trabalhando para colher mais resultados positivos e reconheceu que a política pública, com foco em melhorar a estrutura urbana da cidade, influenciou para que o governo municipal atingisse o objetivo estabelecido.

Entenda o que aconteceu

No mês de junho, Teresina protagonizou um cenário promissor ao registrar um crescimento notável no saldo de empregos formais no Piauí. A capital do estado contribuiu com a abertura de 1.292 vagas de emprego com carteira assinada, representando cerca de 78% do total de novas oportunidades geradas na região durante o período.

A trajetória de prosperidade estende-se ao acumulado do primeiro semestre, de janeiro a junho, quando a cidade testemunhou um saldo positivo de 4.591 postos de trabalho criados. Esse desempenho é notável, com um aumento significativo de 2,35% em relação ao estoque de empregos de 2022. Os números revelam 41.488 admissões frente a 36.897 demissões. Além disso, Teresina superou as médias nacionais e regionais no que tange a variação mensal, apresentando um crescimento de 0,65% de junho em relação a maio, enquanto a média do Brasil foi de 0,36%; e do Nordeste, de 0,48%.

Esses indicadores robustos são embasados nos dados divulgados pelo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego, no final do mês de julho. A capital piauiense exibiu desempenho positivo em todos os cinco grupos de atividades econômicas avaliados. O mercado formal foi impulsionado pelos setores de Serviços (+798), seguido por Construção (+264), Agropecuária (+17) e Comércio (+128).

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES