Ministro recebe prefeita de Esperantina para discutir projetos de habitação

Moradia para as pessoas em situação de vulnerabilidade é uma das prioridades para gestão local

Ministro recebe prefeita de Esperantina para discutir projetos de habitação | Roberta Aline/MDS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tarde de terça-feira (09/05), a prefeita de Esperantina (PI), Ivanária Sampaio, foi recebida pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, em seu gabinete em Brasília. Acompanharam a reunião o vice-governador do Piauí, Themístocles Filho, e o deputado federal Marco Aurélio.

Durante o encontro, a prefeita apresentou projetos de habitação destinados à população carente da cidade, e o ministro Wellington Dias enfatizou a relevância dessas iniciativas para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. "É uma alegria receber a prefeita Ivanária, uma mulher que trabalha de forma apaixonada pelo povo. Ela trouxe projetos para apresentar para o Governo Federal importantes para várias áreas. Destaco o de habitação para quem mora em área de risco, para os mais pobres", afirmou o ministro. 

A prefeita Ivanária Sampaio também se mostrou otimista com relação aos projetos apresentados e agradeceu a oportunidade de apresentá-los, com a missão de proporcionar desenvolvimento e, principalmente, qualidade de vida para a população. "Apresentamos projetos na área de moradia voltados para atender o público que mais precisa e tratamos de assuntos inerentes ao desenvolvimento de Esperantina. A habitação é uma área muito importante e onde o nosso governo tem um olhar todo especial", destacou.

Ministro conhece tecnologia solar que evita desperdício de alimentos

Em Brasília, o Diretor de Inovação Pública do estado do Piauí, Francisco Guedes, apresentou ao Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, um projeto que tem como objetivo o aproveitamento de alimentos provenientes de hortas comunitárias por meio de um desidratador solar. A iniciativa tem como finalidade principal diminuir as perdas e desperdícios na agricultura familiar, gerando renda e alimentos saudáveis e duráveis. 

O projeto faz uso de uma tecnologia chamada Ecodrytec, que foi desenvolvida por uma startup local, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Por meio da energia solar, as máquinas desidratadoras retiram a umidade dos alimentos, aumentando a sua durabilidade e valor nutricional. 

De acordo com Guedes, o projeto tem como propósito evitar o desperdício de alimentos que seriam descartados por não atenderem aos padrões exigidos pelo mercado. Além disso, busca capacitar as famílias em situação de vulnerabilidade social e cadastradas no Cadastro Único para poderem desidratar os alimentos e comercializá-los em supermercados ou no mercado global. Veja mais notícias no Meio Norte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES