Programa Bem Social emprega beneficiários do Bolsa Família no Piauí

A Equatorial Serviços vai oferecer 700 vagas para o Call Center, localizado em Teresina. Já a Echoenergia disponibilizará 1.000 vagas para a construção de um complexo de energia solar

Programa Bem Social vai para garantir empregos a beneficiados do CadÚnico | Ravena Lages
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (14), o Grupo Equatorial Energia em parceria e Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançaram o programa "Bem Social". A iniciativa vai disponibilizar inicialmente 1.700 vagas de trabalho aos beneficiados pelo Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Além disso, o programa vai implantar uma plataforma de geração de energia renovável na cidade de Ribeiro Gonçalves.

As oportunidades de emprego serão divididas entre as empresas do grupo. A Equatorial Serviços vai oferecer 700 vagas para o Call Center, localizado em Teresina. Já a Echoenergia disponibilizará 1.000 vagas para a construção de um complexo de energia solar no município de Ribeiro Gonçalves.

O Ministro Wellington Dias participou da cerimônia de lançamento do "Bem Social", e aproveitou a ocasião para visitar as dependências da Equatorial Piauí. Em sua fala, ele comentou sobre a relevância de programas sociais como o Bolsa Família, que proporcionam uma renda garantida para as famílias mais vulneráveis.

No entanto, destacou que é fundamental também garantir oportunidades de emprego formal, com carteira assinada. "A carteira de trabalho dá mais estabilidade e renda para as família. O presidente Lula move em seu governo o desejo de promover o emprego digno como prioridade. Nós reconhecemos que o trabalho é essencial para a independência financeira das pessoas e para o desenvolvimento social. Por isso, estamos empenhados em criar parcerias e políticas que estimulem a geração de empregos, especialmente aqueles que oferecem direitos trabalhistas e melhores salários", falou. Segundo Wellington Dias, a combinação de programas sociais e empregos dignos é uma ferramenta de inclusão social.

A cerimônia anunciou ainda os primeiros 25 colaboradores, que simbolicamente entregaram o cartão dos programas sociais do Governo Federal e receberam, das autoridades presentes, o crachá institucional que formaliza a contratação no Call Center. Werneson Soares, de 29 anos, foi um dos convocados. Até o último mês, ele trabalhava como vendedor ambulante. "Quem trabalha por conta própria, sem um direito trabalhista, vai entender a nossa alegria em ser contratado. Foram muitos anos procurando um trabalho que atendesse às minhas necessidades e que me motivasse a querer crescer em uma empresa", contou.  

Leia Mais

Sandeley Lima, gerente de contact center, explicou que, para a contratação dos profissionais, a Equatorial recebeu uma base de dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que possui informações aderentes às vagas que a empresa está oferecendo. "Essas pessoas passaram pelo processo de recrutamento normal da empresa, sendo selecionadas de acordo com o perfil desejado e, em seguida, iniciaram o treinamento e a contratação. É  crucial que as pessoas estejam dentro dos critérios estabelecidos, como estar inseridas no Cadastro Único do Governo Federal, que abrange todos os programas sociais, incluindo o Bolsa Família e outros programas similares", contou.

Augusto Miranda, CEO do Grupo Equatorial Energia, ressalta que um dos objetivos do grupo é contribuir para o desenvolvimento dos estados onde atua, e o Piauí não é exceção. "As novas vagas de emprego vão dar mais renda e dignidade às pessoas que precisam dessa oportunidade para melhorar de vida. É uma segurança, oportunidade de crescimento em uma empresa grande e bem estruturada", coment

O evento também celebrou a conquista do primeiro lugar nacional do estado do Piauí em aderência à Tarifa Social de Energia Elétrica, na qual a Equatorial Piauí lidera o ranking da ANEL pelo terceiro ano consecutivo.

Com a abertura de novas posições no Call Center, o grupo aumentará sua capacidade de atendimento em 99,7%, realizando até 1,1 milhão de chamadas por mês. Além de atender à população piauiense, o Contact Center do Piauí também contemplará os outros seis estados onde o Grupo Equatorial está presente: Maranhão, Pará, Alagoas, Rio Grande do Sul, Amapá e Goiás.

Maurício Velloso, presidente da Equatorial Serviços, destaca que iniciativas como essa fazem parte da responsabilidade social e do foco no cliente do grupo. "Com o aumento da qualidade e rapidez no atendimento do Contact Center do Piauí, além de oferecer um melhor serviço, também são gerados empregos para aqueles que mais necessitam", falou.

Complexo Solar em Ribeiro Gonçalves

A Echoenergia, plataforma de geração e comercialização de energia renovável do Grupo Equatorial, já deu início às obras de um complexo solar fotovoltaico na cidade de Ribeiro Gonçalves, localizada a 569 km de Teresina.

O empreendimento ocupa uma área de 400 hectares e terá uma potência instalada de 223,2 MW. Com isso, o complexo contribuirá para a expansão e diversificação da matriz energética da companhia e do país, por meio de fontes renováveis. Tinn Amado, diretor-presidente da Echoenergia, destaca que além de levar energia renovável para o sul do Piauí, o projeto também gerará cerca de 1.000 empregos na região durante a implantação do projeto. 

A Equatorial Piauí também comemora, pelo terceiro ano consecutivo, o primeiro lugar no Ranking Nacional de Aderência à Tarifa Social de Energia Elétrica, divulgado pela ANEL - Agência Nacional de Energia Elétrica. Em 2022, aproximadamente 52 mil novos cadastros foram realizados, beneficiando mais de 582 mil famílias nos 224 municípios piauienses. Esses números representam uma economia total de R$ 154 milhões para os beneficiados, permitindo que esses recursos sejam direcionados a outras necessidades e impulsionando a economia local de cada cidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES