Projeto de Lei visa proibir taxas extras para alunos autistas; entenda

A deputada estadual Bárbara do Firmino afirma que o projeto visa garantir o acesso dos alunos com transtorno do espectro autista sem impor despesas extras aos pais.

Glauciene Brito é mãe de um adolescente no espectro autista; Bárbara do Firmino é autora do projeto | Montagem
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 69/23, de autoria da deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas), que proíbe as escolas privadas de cobrarem taxas adicionais para estudantes com transtorno do espectro autista. Agora, o projeto segue para análise na Comissão de Saúde, Educação e Cultura.

A deputada estadual Bárbara do Firmino afirma que o projeto visa garantir o acesso dos alunos com transtorno do espectro autista sem impor despesas extras aos pais. Segundo ela, o Ministério Público já recomendou às instituições de ensino que não cobrem taxas adicionais nesses casos, e essa decisão é amplamente aceita em todos os estados, reforçando a ilegalidade dessa prática.

Com base no princípio da isonomia da Constituição da República de 1988, que garante tratamento igualitário a todos, exceto em casos de desigualdade, foi elaborado o projeto de lei. A deputada destaca que o projeto surgiu a partir de frequentes reclamações de pais de pessoas com deficiência, que são informados sobre a exigência de taxas extras para a matrícula de seus filhos, o que é inaceitável, uma vez que, perante a lei, todos devem ser tratados de forma igualitária.

Leia Mais

Glauciene Brito, mãe de um adolescente no espectro autista e gerente administrativa, enfatiza a importância da lei para o desenvolvimento dos alunos autistas. Ela destaca que é responsabilidade da escola criar estruturas que atendam às necessidades de seus filhos e fornecer condições que facilitem seu aprendizado. Glauciene parabeniza a deputada pela iniciativa e expressa seu desejo de que a lei seja aprovada e sancionada pelo governador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES