Rafael Fonteles visita projeto de hidrogênio verde na Espanha

“Power to Green Hydrogen Mallorca” é reconhecido como o primeiro ecossistema de hidrogênio verde do sul da Europa.

Rafael Fonteles visita projeto de hidrogênio verde na Espanha | Redes sociais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), realizou uma visita neste sábado (10) à cidade espanhola de Lloseta para conhecer o projeto "Power to Green Hydrogen Mallorca". Liderado pela ACCIONA Energia e Enagas, com a participação da CEMEX e IDAE, o projeto é reconhecido como o primeiro ecossistema de hidrogênio verde do sul da Europa.

O governador acompanhou como acontece a aplicação do hidrogênio verde em parte da frota de ônibus de Palma de Mallorca, capital das Ilhas Baleares. Segundo Fonteles, o projeto experimental representa uma perspectiva promissora para o futuro da energia limpa em escala global.

Rafael Fonteles visita projeto de hidrogênio verde na Espanha (Foto: Divulgação)

"Estamos buscando referências e avaliando tecnologias como esta para serem implementadas no Piauí, que está se preparando para se tornar um dos principais produtores do combustível do futuro. E podemos afirmar, com grande otimismo, que no Piauí a Solatio será responsável pelo projeto, com a construção de uma planta 1.000 vezes maior que a unidade visitada pela nossa delegação na Espanha", afirmou Rafael Fonteles.

A primeira planta de hidrogênio verde no sul da Europa está localizada na ilha de Mallorca e é alimentada por uma usina solar que gera gás hidrogênio a partir da molécula de água. O processo também resulta na produção de gás oxigênio, tornando o hidrogênio uma fonte de combustível e uma reserva energética versátil, com aplicações em diversos setores.

Leia Mais

“Atualmente, o hidrogênio verde está sendo utilizado no transporte coletivo, com cinco ônibus em Palma de Mallorca funcionando com o combustível produzido pela planta de hidrogênio verde”, explicou o governador.

No plano de expansão de Mallorca, há previsão de ampliação do projeto, com o objetivo de substituir completamente a frota de ônibus por veículos movidos a hidrogênio verde. Apesar de os custos ainda serem elevados, a evolução tecnológica tende a tornar o hidrogênio verde mais acessível e competitivo como uma alternativa sustentável.

A comitiva do Governo do Piauí chegou a Lisboa na sexta-feira (9) e, no mesmo dia, o governador seguiu para Madrid, na Espanha. Sua primeira agenda em solo espanhol ocorreu em Palma de Mallorca, onde Rafael participou de um jantar com representantes da empresa Solatio, responsável pelo projeto de hidrogênio verde no estado do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES