Serviços atraem público para a Feira dos Municípios

Nessa sexta-feira (24), a Feira dos Municípios incluiu em sua programação, palestras, além de serviços como emissão de carteira de identificação.

Feira dos Municípios movimenta o Centro de Convenções de Teresina | Ravena Lages
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O segundo dia da Feira dos Municípios do Piauí atraiu milhares de pessoas para o Centro de Convenções de Teresina. O evento, que teve início na quinta-feira (21), segue com programação até o domingo (24). 

Leia Mais

Nessa sexta-feira (24),  a Feira dos Municípios incluiu em sua programação, palestras que abordam temas relevantes para os municípios. Uma delas tratou sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei 14.133/2021). O debate foi direcionado a prefeitos, empresários e demais profissionais envolvidos nos processos de aquisições e contratações públicas e  conduzido pelo advogado especialista em gestão pública, Malcon Barbosa. Teve também a palestra "Bancos comunitários e desenvolvimento local", com Mauro Rodrigues. E para fechar a noite, teve a palestra com o tema "Novas tecnologias em saúde", com Daniel Miranda.

Quem visita a Feira dos Municípios 2023, no Centro de Convenções de Teresina, conta ainda com diversos serviços que estão sendo oferecidos nos quatro dias de evento. Destaque para o Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco que  estará realizando a emissão gratuita da Nova Carteira de Identidade Nacional, das 17h às 21h. No evento também há serviços na área da Saúde, trânsito, Agricultura Familiar, Artesanato, Turismo e Tecnologia, todos realizados pelo Governo do Estado.

Diretamente de Maceió-AL, a visitante da feira, Cleone Tavares, ressaltou que é sua primeira vez em Teresina e está surpresa com a estrutura do evento. Ela e o grupo de amigas, que realizam viagens pelos lugares, estavam aproveitando o show gratuito da exposição.  

“O Centro de Convenções lá de Maceió não traz esse tipo de evento pra gente. Lá só é teatro, outro tipo de evento. Agora assim, aberto, não, com essa estrutura para dança, não. É a minha primeira vez em Teresina, maravilhoso, sinceramente me surpreendi. Gostei mesmo. Daqui a pouco a gente vai dar uma voltinha, primeiro a gente vai aqui se deliciar um pouquinho. O calor aqui é grande demais, o cabra tem que tomar alguma coisa geladinha”, destacou a visitante.

CIEE na Feira dos Municípios

Entre as iniciativas presentes na Feira dos Municípios, o CIEE se mostra presente, oferecendo oportunidade de estágio aos jovens piauienses. A empresa vem aí evento manter a proximidade com os estudantes e fechar parcerias com os municípios.

O CIEE completou 30 anos no Piauí, e na Feira dos Municípios trouxemos oportunidade para os estudantes precisando e estamos fechando parcerias com as prefeituras que estão presentes aqui. Já conseguimos alinhar com diversos prefeitos, a possibilidade de outros municípios contratarem estagiários", informou a consultora de atendimento, Júlia Soares.

Programação de shows gratuitos

Dando início a uma noite de shows gratuitos, o cantor Fernando Lima, natural de Cocal (PI), apresentou os grandes clássicos do forró, como Solteirões do Forró e outras bandas nacionais na quinta-feira (21). Além disso, o público pode desfrutar das seguintes bandas e cantores: Pegada do Sucesso, de Nossa Senhora dos Remédios (PI), Jazz no Fole, Sara Morais, Jeffinho Costa.

Ontem (22), foi a vez da apresentação do Projeto Amare, de Esperantina, Seu Bira, Vitor Amaral e Felipão Forró Moral fechando a segunda noite. Para este sábado (23), o público pode esperar as apresentações da Banda Estrela do Norte, de José de Freitas, Cristian Ribeiro e 20nos. No último dia, o palco será de Geovane  Silva, de Joaquim Pires, Bola Doce Ilusão, João Antônio e Naza Show, encerrando o evento. 

Sesi e Senai promovem atendimentos da saúde e empreendimentos

O Serviço Social da Indústria do Piauí (SESI/PI) está com uma carreta, oferecendo serviços odontológicos e informações sobre saúde ocupacional aos visitantes da feira. Quem busca entender mais sobre mecânica, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está com uma Unidade Móvel Automotiva, equipada com um laboratório de oficina mecânica de veículos leves, para atender às demandas de qualificação profissional.

Ao todo, o público pode desfrutar de ambas carretas as seguintes atividades : SENAI- Automotiva, Construção Civil, Mecânica Diesel, Panificação e confeitaria, refrigeração, Controle de qualidade de alimentos e confecção. SESI- Audiometria, odontológica saúde ocupacional, qualidade de vida, inclusão digital, Alimentação saudável na indústria-ASI e Saúde e segurança no trabalho

“Nós estamos aqui na Feira dos Municípios com as nossas unidades móveis odontológicas, Cozinha Brasil. Nós estamos com a unidade Senai trazendo tudo sobre computação e também estamos com um estande dentro do espaço, falando mais o que é o SESI e SENAEAD. Estamos com a nossa unidade de Saúde Ocupacional Odontológica e muito mais. Eu sou fisioterapeuta do trabalho, trabalhamos com a indústria e estamos aqui à disposição de todos. Uma feira riquíssima, linda, belíssima, muito bem acompanhada. Agradeço pela oportunidade e não deixem de participar desse grande evento”, ressaltou Franciane Ozório, do Departamento Regional da FIEP, que é a Federação da Indústria do Estado, do Piauí.

Ações de conscientização ambiental 

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) está presente no evento, promovendo ações de orientação e conscientização socioambiental sobre temas e ações diversas desenvolvidas pela pasta. Durante os quatro dias de evento, com stands para visitação do público em geral e entrega de mudas de plantas. 

Além de esclarecimentos sobre a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P/PI), ações de fiscalização e os procedimentos e legislação referentes ao licenciamento ambiental, a Semarh levou o projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel para promover a conscientização sobre a importância da castração animal, tanto para a saúde dos animais domésticos como para a saúde da população em geral.

Codevasf viabiliza instalação de 233 módulos sanitários

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e prefeituras piauienses assinaram, nesta sexta (22), durante a Feira dos Municípios, Termo de Responsabilidade que viabiliza a instalação de 233 módulos sanitários de desidratação destinados às famílias carentes em 10 cidades do semiárido piauiense. Conhecido como banheiro seco, a nova tecnologia dispensa o uso de energia elétrica e de água para remoção dos dejetos em localidades sem acesso a saneamento.

Por meio da 7ª Superintendência Regional da Codevasf, no Piauí, serão distribuídos 233 banheiros secos nas seguintes cidades: Aroeiras do Itaim, Belém do Piauí, Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí, Francisco Macedo, Jacobina do Piauí, São João da Canabrava, São José do Piauí, Santana do Piauí e Sussuapara. Ao todo, os investimentos são da ordem de R$ 2,9 milhões, recursos oriundos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

Estiveram presentes no encontro, o superintendente Regional da Codevasf, Marcelo Castro Filho; representantes da empresa Fortlev, responsável pela instalação dos módulos sanitários por desidratação; e prefeitos dos municípios contemplados. A escolha dos núcleos familiares beneficiados com o módulo sanitário segue critérios de priorização dos municípios, de acordo com a localização no semiárido, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o déficit de banheiros em domicílios rurais, o que precariza a realização das necessidades fisiológicas por parte destas famílias. 

O superintendente Regional da Codevasf, Marcelo Castro Filho, disse que essa nova tecnologia, chamada de banheiro seco, vai ser de suma importância para aquelas residências afastadas dos centros urbanos e que não têm água encanada. O superintendente disse ainda que essa é a primeira de várias outras compras que a Codevasf vai fazer para atender essas residências.

"Estamos com 233 módulos sanitários que eu chamo de banheiros secos, porque essa é uma nova tecnologia de um banheiro para aquelas residências afastadas dos centros urbanos que não têm água encanada. Não tem saneamento básico e nem tem água na residência para uso, nas torneiras e no saneamento básico. O IBGE fez esse levantamento a nível de país, a cada dez residências no Brasil, uma não tem sanitário. É uma questão de saúde pública e de dignidade”, destacou.

Além do fornecimento e instalação dos módulos, a ação também contempla mobilização social, capacitação dos beneficiários e monitoramento para garantir o uso correto e melhor aceitação por parte dos beneficiários.

Marcelo Castro Filho também falou sobre a Feira dos Municípios, e disse que esse sempre foi um importante evento para o estado e para os municípios. Destacou que esse é o momento dos prefeitos terem uma comunicação entre eles e com todos que compõem as entidades públicas.

"A Feira dos Municípios sempre foi um importante evento para o Estado do Piauí e para os municípios. Porque é um momento que eles se encontram, onde os prefeitos podem ter uma comunicação entre eles e com os secretários de Estado, com os gestores, o governador e todos que compõem as entidades públicas, os órgãos públicos do nosso Estado. É um momento de mostrar as potencialidades do município. E aí serve como uma vitrine. Uma vitrine para que os secretários vejam. E conheça o Piauí mais de perto, as suas potencialidades, os municípios mais de perto sem necessariamente ter que estar lá", finalizou.

Gestores do Vale do Itaim debatem sobre destinação de resíduos sólidos

Na manhã de sexta-feira (22) aconteceu, durante a Feira dos Municípios, um encontro com prefeitos do Vale do Itaim. Eles assistirão a uma palestra com relação à destinação correta dos resíduos sólidos. O Vale do Itaim é um dos mais importantes dos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí e reúne os municípios de Acauã, Belém do Piauí, Betânia, Caldeirão Grande, Caridade do Piauí, Curral Novo, Francisco Macedo, Jacobina, Jaicós, Marcolândia, Massapê do Piauí, Padre Marcos, Patos, Paulistana, Queimada Nova e Simões. Os prefeitos que estão aqui vão discutir sobre essa destinação dos resíduos sólidos.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toinho de Caridade, disse em entrevista à Rede Meio Norte, que este evento é muito importante, onde será assinado um termo de adesão para que possa ser iniciado um estudo preliminar para resolver a questão dos lixões.

"É um evento importante, estamos aproveitando a presença dos prefeitos aqui na feira para a gente debater sobre os lixões, principalmente na região do Vale do Itaim. Vamos assinar um termo de adesão, para que a gente possa iniciar os estudos preliminares para resolver a questão dos lixões. São ações integradas da associação do Vale do Itaim e isso é de grande importância, temos que fazer em todos os territórios, até para ver a viabilidade e diminuir os custos para os municípios. E falar da feira, um evento grandioso, graças à parceria da Appm com a Rede Meio Norte, que está rendendo bons frutos, é a oportunidade dos municípios mostrarem suas riquezas", disse.

O prefeito de Jacobina do Piauí, Gederlanio Rodrigues de Oliveira, presidente da Associação do Vale do Itaim, também falou à Rede Meio Norte sobre a importância dessa reunião. Ele também elogiou a Feira dos Municípios e destacou as potencialidades do Vale do Itaim, falando da apicultura e ovinocaprinocultura.

"É um momento importante, onde estão aqui os 16 gestores do Vale do Itaim, e a gente fica feliz porque a Feira dos Municípios tem proporcionado muitas coisas importantes, onde os municípios estão podendo mostrar suas potencialidades e aqui, uma reunião muito importante para a nossa região, que é a questão do tratamento de resíduos sólidos, que vai proporcionar que todos os nossos municípios tenham um plano para acabar com os lixões. Decisões muito importantes serão tomadas aqui para a gente poder dar andamento a esse plano. Para quem não conhece o Vale do Itaim, é uma região muito rica, de pessoal muito trabalhador e aqui na feira estamos expondo as nossas potencialidades, entre elas, a apicultura e ovinocaprinocultura", finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES