Sobe para 40 o número de famílias desabrigadas na cidade de Esperantina

A Prefeitura de Esperantina comunicou que 14 famílias decidiram ir para lares de parentes e 25 foram encaminhadas para escolas públicas do município

Avalie a matéria:
reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade de Esperantina, situada no Norte do Piauí, continua sendo afetada pelas fortes chuvas que têm deixado alguns municípios do estado em situação de alerta. Segundo a Defesa Civil, até agora, são 40 famílias desabrigadas. 

A Prefeitura de Esperantina comunicou que 15 famílias decidiram ir para lares de parentes e 25 foram encaminhadas para escolas públicas do município (Escola Municipal Umbelino Rebelo, E.M. Cristo Redentor, E.M. Profª Meire Fernandes e E.M. José Patriotino), onde são monitoradas pela Defesa Civil. Ao todo, 114 pessoas tiveram que sair de casa.

Os bairros mais afetados pela água são Nova Esperança, Pedreira, Batista de Amorim e Centro. O coordenador da Defesa Civil no município, Antônio Machado, informou que técnicos da pasta realizam na manhã desta segunda-feira (10) uma vistoria nas regiões mais críticas.

Sobe para 39 o número de famílias desabrigadas devido a cheia do rio Longá (Foto: Paulo Melo)

Leia Mais

Conforme boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba, o rio Longá está com 95 centímetros acima da cota de inundação e tem cota atual de 8,35 m, com previsão de redução do nível nas próximas horas. 

Na Barragem de Boa Esperança, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF), em comunicado emitido através da Carta Circular SOO 017 2023, passou a praticar desde o dia 28 de março defluência máxima de 500 m³/s, e tal medida visa acompanhar o volume de espera para o período, devendo permanecer neste valor até nova reavaliação da companhia.

Sobe para 39 o número de famílias desabrigadas devido a cheia do rio Longá (Foto: Paulo Melo)

Em Floriano/PI e Barão de Grajaú/MA, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,16 m, em situação de normalidade, sendo prevista elevação do nível nas próximas 8 horas para valores em torno de 3,27 m, continuando em situação de normalidade.

Em Timon/MA e Teresina/PI, o nível atual do rio Parnaíba é de 2,92 m, sendo previsto que o nível se estabilize nas próximas 8 h e se mantenha em 2,93 m, continuando em situação de normalidade.

Com relação à Luzilândia/PI a cota atual do rio Parnaíba é de 5,20 m, e tem previsão de estabilização do nível nas próximas 12 horas para valores em torno de 5,19, continuando em cota de alerta com 51 cm abaixo da cota de inundação.

A cota atual do rio Poti na estação Fazenda Cantinho II (3478900), no município de Teresina,  é de 4,26 m e deverá reduzir o nível nas próximas 10 horas para valores em torno de 4,12 m, continuando em situação de normalidade.

Em Barras/PI, ainda em cota de inundação, o nível do rio Marathaoan nesse momento é de 4,47 m, e deve reduzir o nível nas próximas 8 horas, o nível deve ficar em 4,43 m, com 23 cm acima da cota de inundação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES