Teresinense que mora em Israel conta como tem feito para se proteger da guerra

Apesar de viver em uma região relativamente tranquila, onde a cidade não recebeu nenhum alerta de míssil, Nayla afirma que sempre escuta o barulho de mísseis explodindo em cidades próximas; ela relatou que não tem a intenção de deixar o país

Teresinense que mora em Israel conta como tem feito para se proteger da guerra | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apenas serviços essenciais em funcionamento, com orientações para que a população permaneça em casa e faça um estoque de alimentos. Essa é a situação que a fotógrafa Nayla Trogsnetreger, natural de Teresina, enfrenta desde o último sábado (7). Ela, o marido israelense e seus dois filhos residem em Netanya, uma região localizada ao norte de Tel Aviv, uma das áreas bombardeadas pelo grupo palestino Hamas. Ela compartilhou como tem enfrentado o clima de tensão e medo no programa 'Ronda Nacional', apresentado por Silas Freire.

Apesar de viver em uma região relativamente tranquila, onde a cidade não recebeu nenhum alerta de míssil, Nayla afirma que sempre escuta explosões em cidades próximas. Mesmo diante do medo, ela relatou que não tem a intenção de deixar o país porque o marido e os filhos não possuem passaporte brasileiro.

De acordo com Nayla, o governo israelense recomenda que as pessoas permaneçam calmas, tenham paciência e fiquem em casa. Neste momento, a maioria dos estabelecimentos de Natanya está fechada, e apenas os serviços essenciais, como supermercados e farmácias, estão em funcionamento.

"A orientação do governo é que as pessoas permaneçam em casa, acumulem suprimentos de alimentos e água que possam durar até três dias. No meu caso, tenho um abrigo seguro em casa e conseguimos fazer um pequeno estoque de comida, medicamentos e água lá dentro, caso seja necessário passar algumas horas lá. Já tivemos que fazer isso em alguns dias", disse Nayla.

Leia Mais

Segundo ela, o quarto é reforçado com ferro nas paredes, janelas e portas. "É um quarto completamente normal, mas reforçado com paredes de ferro, janelas de ferro e portas de ferro. Quanto a deixar Israel e ir para outro lugar, isso não passa pela minha cabeça, porque apesar de tudo isso, me sinto mais segura aqui."

O Ministério das Relações Exteriores tem acompanhado a situação das comunidades brasileiras em Israel e na Palestina. Estima-se que haja 14 mil brasileiros residentes em Israel e 6 mil brasileiros na Palestina, a grande maioria fora da área afetada pelos ataques. 

No domingo (8), o governo brasileiro informou que havia seis aeronaves prontas para a repatriação dos brasileiros, sendo que um deles desembarcou com 211 pessoas nesta quarta-feira (11), em Brasília. Apesar disso, ela informou que não deseja entrar na lista de repatriação disponibilizada pela FAB.

 “Muitas pessoas me dizem que o Brasil disponibilizou aviões para os brasileiros que desejam voltar, mas primeiro o Brasil socorre os turistas, ou seja, pessoas que não têm residência aqui. Além disso, mesmo que eu quisesse ir, meus filhos e meu marido não são brasileiros, eles não possuem passaporte brasileiro. Peço que continuem em oração pelo meu país e esperamos que tudo isso termine o mais rápido possível."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES