Decisão judicial impede donos da 123 Milhas de deixar o país; saiba mais

A agência de viagens suspendeu a venda de pacotes e a emissão de passagens promocionais com embarque previsto a partir de setembro de 2023.

123 Milhas se assemelha muito aos casos de pirâmides financeiras | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça Federal emitiu uma ordem proibindo os proprietários da empresa 123 Milhas de deixar o país e autorizou sua condução coercitiva à CPI das Pirâmides Financeiras caso não compareçam à Câmara dos Deputados na data estabelecida. Essa decisão foi anunciada na sexta-feira, dia 1º, pela 3ª Vara Federal Criminal de Belo Horizonte.

Vale ressaltar qeu no dia 18 de agosto, a agência de viagens suspendeu a venda de pacotes e a emissão de passagens promocionais com embarque previsto a partir de setembro de 2023. Essa suspensão resultou justamente em uma série de ações judiciais e até mesmo um pedido de recuperação judicial.

O juiz Edison Grillo, na sua sentença, determinou que os sócios Ramiro Julio Soares Madureira e Augusto Júlio Soares Madureira não podem sair do Brasil até que prestem depoimento à CPI, agendado para a próxima quarta-feira, dia 6. Se eles não comparecerem voluntariamente, a Polícia Federal está autorizada a conduzi-los coercitivamente.

Grillo afirmou que eles têm a obrigação legal não apenas de comparecer, mas também de seguir os procedimentos legais associados à convocação, não tendo o direito de escolher arbitrariamente a data de sua apresentação, a fim de evitar obstruir as atividades investigativas da Comissão Parlamentar de Inquérito.

Leia Mais

A CPI está investigando suspeitas de fraude envolvendo empresas de serviços que prometem gerar patrimônio por meio de criptomoedas. O presidente da CPI, deputado Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), e o relator, deputado Ricardo Silva (PSD-SP), consideram esse negócio semelhante a um esquema de pirâmide financeira. Portanto, Ramiro e Augusto foram convocados como testemunhas, mas não compareceram em duas ocasiões.

Áureo Ribeiro explicou que a atuação da 123 Milhas se assemelha muito aos casos de pirâmides financeiras, onde é necessário um aumento constante de recursos para manter o esquema funcionando, o que eventualmente leva ao colapso e à perda dos recursos dos participantes, muitas vezes pessoas de boa-fé que fizeram compras e não recuperarão seu dinheiro.

Os empresários se reuniram nesta sexta-feira  com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) em Brasília (DF), porém não apresentaram um plano para compensar os clientes que tiveram suas passagens canceladas. Por fim, uma nova reunião foi agendada para o dia 14 de setembro, na qual a empresa se comprometeu a informar o número de consumidores prejudicados e suas estratégias para fazer a devida compensação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES