Engenheiro pega 27 anos de prisão pela morte da ex-namorada na Austrália

Em um julgamento tenso, Santoro enfrentou uma acusação de homicídio qualificado devido a uma série de fatores

Engenheiro Marcelo Santoro foi condenado pela morte da ex-namorada, Cecília Haddad | Montagem/Roberto Moreyra/Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na madrugada desta quinta-feira (22), o engenheiro Mário Marcelo dos Santos Santoro foi sentenciado a 27 anos de detenção pela morte de sua ex-namorada, a gestora de empresas Cecília Haddad. O crime foi em Sidney, na Austrália,  no ano de 2018. Santoro afirmou, durante o julgamento no Tribunal do Júri da Justiça Federal do Rio,  ter matado Cecília.  Na oportunidade, ele confesssou ter sufocado a ex-namorada, afirmando que apertou seu pescoço com bastante força.

Vale esclarecer que a condenação do engenheiro envolve os delitos de feminicídio, ocultação de cadáve, bem como assassinato qualificado por motivo desprezível. Por sua vez, o advogado de Santoro afirmou que irá recorrer da decisão.

A vítima foi morta em sua residência. O engenheiro Marcelo tinha ido até o local para buscar seu passaporte, pois tinha um voo para o Brasil um dia depois. Foi quando deram início a uma discussão. No meio da briga, na tentativa de silenciar Cecília, Marcelo acabou por asfixiar a vítima. O réu, quando admitiu ter cometido o homicídio, declarou-se arrependido e chorou ao descrever detalhes de como ocorreu a morte.

"Foi uma tentativa de fazê-la calar. Infelizmente, segurei firmemente seu pescoço. Ela caiu sem vida em meus braços, não me recordo se ela bateu a cabeça no chão. Peguei-a, desesperado, e a coloquei no sofá (...) Ela não recobrava a consciência. Tentei fazer massagem nela, não sei se fiz corretamente ou não, para ver se ela acordava. Eu fui lá para pegar o passaporte e, infelizmente, tudo isso aconteceu", relatou.

Em seu depoimento, Santoro alegou que tentou socorrer a ex-namorada, mas que ela não resistiu. Na ocasião, o réu chegou a pedir desculpas à família da vítima e disse que vem tentando compreender o motivo pelo qual tirou a vida da gestora. Falou, inclusive, ter entrado em desespero com a situação.

Leia Mais

"Saí de lá desesperado, confesso que houve um momento em que, se o senhor me perguntar, eu não vou saber explicar, de tão desesperado, incapaz de acreditar no que aconteceu. O que está documentado pelo MP (Ministério Público) irá esclarecer muito melhor. Não posso negar nada disso. São fatos e evidências."

Por sua vez, a defesa usou a tese de que a morte não foi intencional. Todavia, a acusação discorda e afirma que ele agiu como alguém com a intenção de matar: "Por que ele ficou surpreendendo-a? Por que ele ficou vigiando-a? Por que ele ficou perseguindo-a? Por que praticou toda a violência psicológica e moral antes do feminicídio? Não chamou uma ambulância. Não pediu ajuda. Foi ao shopping comer. (...) A frieza ao esperar escurecer, não é mesmo? Ao colocar pesos no corpo

Em um julgamento tenso, Santoro enfrentou uma acusação de homicídio qualificado devido a uma série de fatores. Um deles é o fato de Cecília Haddad ter sofrido lesões corporais motivadas por um motivo torpe, ou seja, por não aceitar a decisão da vítima de terminar o relacionamento. Além disso, ela foi vítima de asfixia, especificamente esganadura. Outro aspecto relevante é que Cecília era uma mulher que foi vítima de violência doméstica e familiar. Pelo documento, o acusado teria escondido o corpo da vítima para assegurar que o crime não fosse descoberto ou punido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES