Exército 'solta' militares suspeitos do furto das 21 metralhadoras de quartel

Além deles, mais 13 militares são investigados por envolvimento indireto com o desaparecimento das armas ocorrido durante o feriado de 7 de setembro.

Exército 'solta' militares suspeitos do furto das 21 metralhadoras de quartel | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Exército informou, nesta terça-feira (24), que "soltou" os sete militares suspeitos de participarem diretamente do furto das 21 metralhadoras do quartel de Barueri, na Grande São Paulo. Desde o dia 10 de outubro, os soldados envolvidos estavam impedidos de deixar o Arsenal de Guerra, quando o crime foi descoberto.

Leia Mais

No entanto, esse impedimento não era considerado prisão - a medida é chamada de "aquartelamento". Na madrugada de sábado (21), a Polícia Civil encontrou as armas, elas estavam em um lamaçal de uma área de mata, de difícil acesso. De acordo com a investigação, três desses militares seriam os responsáveis pelo furto.

Na ocasião, um teria aberto o paiol, outro pegou as armas e um terceiro transportou em um caminhão militar para fora do quartel. Além deles, mais 13 militares são investigados por envolvimento indireto com o desaparecimento das armas ocorrido durante o feriado de 7 de setembro. No total são pelo menos 20 militares suspeitos por participação no caso. 

Metralhadoras furtadas do Exército foram encontradas escondidas em lamaçal | FOTO: Reprodução

METRALHADORAS RECUPERADAS

Até esta terça, 17 metralhadoras foram recuperadas. Oito delas (quatro metralhadoras calibre.50 e quatro metralhadoras calibre 7,62) foram localizadas pela Polícia Civil no Rio de Janeiro. Mais nove armas (cinco .50 e quatro 7,62) foram encontradas pela Polícia Civil em São Roque, interior paulista.

As autoridades continuam procurando outras quatro armas (todas .50). O Comando Militar do Sudeste (CMSE) informou, em nota, que nenhum militar está mais "aquartelado" na base militar de Barueri. Agora todos podem ir trabalhar e voltar para suas casas depois.

Metralhadoras furtadas do Exército foram encontradas escondidas em lamaçal | FOTO: Reprodução

IMPEDIDOS DE SAIR

Inicialmente, 480 militares ficaram impedidos de sair após o desaparecimento das armas. Depois esse número foi reduzido para 160. E até a última segunda-feira (23) era de 40. Todos chegaram a ter os celulares confiscados quando estavam "aquartelados".

O Inquérito Policial Militar do CMSE apura infrações administrativas e também quatro crimes: furto, peculato, receptação e extravio. Quem contribuiu indiretamente com ele (por ter falhado na fiscalização e segurança) pode receber penas administrativas aplicadas pelo CMSE que vão da advertência, impedimento disciplinar, repreensão, detenção disciplinar, e prisão disciplinar por até 30 dias.

Aqueles que tiveram envolvimento direto com o desaparecimento das metralhadoras (seja pela invasão do paiol, retirada das armas e transporte delas) podem ser punidos a penas, que vão de 1 ano a 38 anos de prisão, se forem somadas.

"O Comando Militar do Sudeste (CMSE) informa que, em razão da evolução das investigações, o Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP) não está mais na situação de sobreaviso, ou seja, não existe mais nenhum efetivo aquartelado. Todos os militares da Organização Militar cumprem o expediente normalmente. No contexto da apuração criminal, os possíveis crimes cometidos, à luz do Código Penal Militar, são: furto; peculato; receptação; e desaparecimento, consunção ou extravio. A qualificação dos crimes compete ao Ministério Público Militar. Paralela à apuração criminal, na esfera disciplinar, as possíveis punições são: advertência; impedimento disciplinar; repreensão; detenção disciplinar; e prisão disciplinar (até 30 dias)", diz o comunicado do Exército.

Exército 'solta' militares suspeitos do furto das 21 metralhadoras de quartel | FOTO: Reprodução

No entanto, nos próximos dias, conforme as informações, o Exército deverá pedir à Justiça Militar a prisão dos envolvidos no desaparecimento das metralhadoras do quartel de Barueri. O pedido passará antes por análise do Ministério Público Militar (MPM).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES