Ministro Gilmar Mendes determina que mãe de Henry Borel volte à prisão

Após ter prisão revogada, pai de Henry pediu que o ministro reavesse decisão do Superior Tribunal de Justiça.

Mãe do menino Henry, Monique Medeiros, pode voltar a ser presa | Reprodução - Foto: Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (5), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)Gilmar Mendes, determinou que houvesse uma nova prisão de Monique Medeiros, que foi acusada e presa por tortura e pelo homicídio contra o filho, Henry Borel Medeiros, de quatro anos. O ministro analisou um recurso feito por Leniel Borel, o pai de Henry, contra a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que revogou a prisão preventiva de Monique.

Monique Medeiros é acusada da morte de Henry, por ter atuado juntamente com o ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, ou Jairinho, como é conhecido, que na época do crime era padrasto da vítima. Jairinho aguarda o julgamento em liberdade. Em resposta ao Supremo, a Procuradoria Geral da República se manifestou por meio de nota, em relação a volta de Monique à prisão.

Durante decisão sobre a prisão, o Ministério Público pediu que houvesse uma revisão do veredito do STJ,  onde argumentou que "há elementos de ‘comportamento’ da réu que tendem a perturbar a instrução do processo e de que é preciso observar o princípio do processo legal não apenas quanto a direitos e garantias do réu", explica o órgão.

Leia Mais

Na decisão, o ministro Mendes relata que o entendimento do Superior Tribunal de Justiça "não apenas se divorcia da realidade dos autos, como também afronta jurisprudência pacífica" do STF, o que justificaria a nova ordem de prisão de Monique.

Segundo o ministro, embora ainda seja "prematuro formar qualquer juízo de valor definitivo sobre a autoria", já que o caso vai a júri popular, "não há como concordar, com a devida vênia, com as afirmações de que a prisão preventiva teria sido decretada apenas com base na gravidade abstrata do delito", conclui.

"O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro teve o cuidado de apontar, nos autos, elementos concretos que apontam para a gravidade, em tese, das circunstâncias e da forma de cometimento do delito", defendeu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES