Morte de PMs: Juíza sentencia traficante a 225 anos de prisão; saiba mais

O traficante foi condenado pela Justiça por tentar matar três PMs que estavam em solo e que também participavam da operação, além da tentativa de homicídio dos policiais que estavam na aeronave.

Durante julgamento, juíza anunciou a sentença do traficante FB | TJRJ / Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fabiano Atanásio da Silva, mais conhecido como FB no mundo do tráfico, foi sentenciado a 225 anos de prisão e multa de 1.200 dias pela morte de três policiais militares, bem como a tentativa de homicídio de outros seis em um ataque que cuminou com a queda de um helicóptero da Polícia Militar no Morro dos Macacos, localizado na Vila Isabel, na zona Norte do Rio, ocorrido em 2009. A juíza Tula Corrêa de Mello, do III Tribunal do Júri, leu a sentença nesta quarta-feira pela manhã.

FB também é acusado dos crimes de associação para o tráfico, agravado pela posse ilegal de arma de fogo, bem como pelo uso de fogo como meio cruel. Durante o julgamento, que durou 22 horas, o traficante participou remotamente por vídeo, já que está cumprindo pena no Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná.

O traficante foi condenado pela Justiça por tentar matar três PMs que estavam em solo e que também participavam da operação, além da tentativa de homicídio dos policiais que estavam na aeronave.

"A ação foi nefasta, assemelhando-se a um ato terrorista. O abate simbolicamente representa o poderio bélico da facção criminosa e afeta diretamente a população em geral. As imagens, por si só, causam danos inigualáveis", afirmou a juíza Tula Mello na sentença proferida.

Segundo a denúncia do Ministério Público do Rio, no momento da tentativa de invasão ao Morro dos Macacos no ano de 2009, Atanásio, acompanhado por outros dois comparsas, já condenados pela Justiça, dispararam contra o helicóptero Fênix 03, tripulado por um grupo formado por seis policiais. Durante a ação, os disparos chegaram a atingir os policiais e causaram ferimentos, provocando um incêndio na parte de trás da aeronave, forçando um pouso de emergência.

Leia Mais

Por conta disso, o helicóptero tombou e, depois do desembarque de Marcelo Vaz de Souza, Marcelo de Carvalho Mendes, Anderson Fernandes dos Santos e Izo Gomes Patrício, incendiou-se completamente com Marcos Stadler Macedo e Edney Canazaro de Oliveira em seu interior. Segundo a polícia, além dos dois policiais, Izo Gomes Patrício não resistiu e chegou a morrer por conta dos ferimentos provocados pelos tiros disparados pelos traficantes, além das graves queimaduras.

Os sobreviventes da queda relataram, em seus depoimentos, que duas aeronaves estavam prestando apoio às equipes da Polícia Militar após receberem um chamado para enfrentar uma tentativa de invasão de traficantes rivais no Morro dos Macacos. Naquela manhã, a primeira missão foi justamente levar munição aos colegas que estavam encurralados na parte mais alta do morro e liberar a retirada dos mesmos daquela situação. Informações dão conta de que, nesse primeiro instante, a aeronave Fênix 03, que seria abatido logo em seguida, chegou a ser atingido na porta que fica do lado esquerdo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES