PF realiza operação contra o trabalho escravo no interior do Maranhão

Intitulada Lei Áurea, a PF destaca que o termo faz referência ao instrumento normativo responsável pela abolição da escravidão dentro do território nacional.

Durante a operação uma pessoa foi presa | Divulgação/Polícia Federal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (29), durante a Operação Lei Áurea conduzida pela Polícia Federal nas cidades de Codó e Trizidela do Vale, no interior do Maranhão, uma pessoa foi presa. Segundo a PF, o homem foi detido preventivamente por seu envolvimento na submissão de trabalhadores a condições semelhantes à escravidão em uma fazenda localizada em Pedreiras, a 245 km de São Luís.

A investigação da Polícia Federal teve início a partir de uma denúncia recebida pelo Disque Denúncia do Ministério Público do Trabalho do Maranhão (MPT-MA) sobre trabalhadores que eram submetidos a condições semelhantes à escravidão em uma fazenda em Pedreiras.

Durante as investigações, a PF conseguiu identificar o intermediário responsável por recrutar as vítimas e submetê-las a condições escravas, bem como o proprietário da fazenda. A polícia descobriu que os trabalhadores eram submetidos a jornadas exaustivas e condições degradantes. Além disso, durante as investigações, a PF descobriu que o intermediário também estava envolvido no tráfico de drogas nas frentes de trabalho.

Com base nas informações obtidas, a Polícia Federal cumpriu um mandado de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Codó e Trizidela do Vale na quinta-feira, relacionados a suspeitos envolvidos no crime. A medida foi determinada pelo juiz da Segunda Vara da Seção Judiciária do Maranhão.

Quanto ao nome da operação, intitulada Lei Áurea, a PF destaca que o termo faz referência ao instrumento normativo responsável pela abolição da escravidão dentro do território nacional.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES