Policial militar mata homem desarmado durante abordagem por som alto

A polícia foi acionada para resolver uma ocorrência de som alto na vizinhança

Momento em que PM é visto atirando em morador | Reprodução - Foto: Arquivo de vídeo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No último sábado (05), um morador identificado como Thiago Graciote Moraes, de 29 anos, acabou sendo morto com dois diparos vindos de um policial militar, durante uma abordagem. O caso ocorreu na cidade de Cotriguaçu, no Mato Grosso. A equipe de policiais teria sido acionada após uma denúncia de som alto durante a madrugada. O agente acusado de atirar em Thiago não teve a identidade divulgada.

De acordo com informações sobre o caso, Thiago estaria desarmado no momento da abordagem do policial. Toda a ação da Polícia Militar foi registrada através de vídeos feitos por pessoas que estavam próximas ao local e por moradores do bairro onde o crime ocorreu. Nas imagens, que foram divulgadas nas redes sociais, é possível ver o momento em que dois homens, no caso Thiago e um colega, se recusam a obedecer as ordens dadas pelos agentes.

O vídeo captura o momento em que um dos dois é visto dizendo em voz alta que não é "bandido", e então logo em seguida um policial é visto indo em sua direção para abordá-lo com uma rasteira, porém o homem desvia do golpe. Ao ver a cena, Thiago intervém para ajudar o companheiro, e é visto dizendo que "ninguém iria colocar as mãos nele" e estimula com gestos, afirmando que o policial deveria atirar, repetindo sempre a palavra "atira, atira, atira". Imediatamente, então, o policial saca sua arma e faz dois disparos contra o peito de Thiago.

De acordo com o portal UOL, a PM-MT teria informado durante a investigação, que após os disparos contra o morador, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), teria sido acionado, mas a vítima acabou morrendo no local. Segundo informações da polícia, os agentes foram solicitados para resolver a ocorrência de perturbação do sossego, que ocorria na Avenida Henrique Xavier Rondovalho. 

A equipe de policiais envolvida no caso relatou que ao chegarem ao local, também foram informados por outras pessoas que estava ocorrendo algum mal entendido em uma região próxima do bairro, e que havia um indivíduo supostamente armado. As autoridades ainda alegam que Thiago teria "avançado para cima do PM", "direcionou a mão na cintura" e que ainda "dada a informação que tinha um homem armado, o PM agiu rapidamente efetuando dois disparos"

A PM ainda confirmou publicamente, após averiguar, que a vítima morta durante a abordagem possuía passagem na polícia por dirigir embriagado, e atropelar duas pessoas no trânsito. As autoridades ainda determinaram o afastamento do agente responsável pelo homicídio de Thiago Graciote Moraes. Também foi informado que a Corregedoria-Geral da corporação ainda abriu um inquérito para apurar o ocorrido, e também foi pedido que o Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT, ajudasse no acompanhamento das investigações. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES