Alcolumbre e Pacheco tentam aprovar PEC que turbina salário de juiz e promotor

A proposta, que privilegia a classe jurisprudente, conta com parecer favorável do relator, senador Eduardo Gomes

Rodrigo Pacheco e Davi Alcolumbre | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), buscam impulsionar a chamada Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Quinquênio, que visa incrementar os salários de juízes e membros do Ministério Público. A proposta, apelidada assim pela concessão de adicional a cada cinco anos de serviço, foi pautada por Alcolumbre nesta quarta-feira (10) e conta com parecer favorável do relator, senador Eduardo Gomes (PL-RO).

PEDIDO DE ADIAMENTO: O adiamento da votação anterior, solicitado pela equipe de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), então recém-eleito, indica a sensibilidade política em torno do tema. Contudo, a PEC foi arquivada ao final da legislatura passada, para ser reapresentada por Alcolumbre em março do ano passado.

REJEIÇÃO DA PROPOSTA: A reapresentação da PEC gerou discordância, especialmente entre membros da base aliada ao governo. O líder do governo, senador Jaques Wagner (PT-BA), expressou sua oposição à proposta, evidenciando divisões internas. Além disso, alguns senadores planejam solicitar a retirada da pauta da proposta durante a sessão desta quarta-feira.

CONTEÚDO DA PEC: A proposta, que inclui adicional de 5% no salário a cada cinco anos até o limite de 35%, também prevê a contagem do tempo de atuação prévia dos membros das carreiras contempladas. Apresentada em 2013, a PEC do Quinquênio estava em segundo plano no Senado, mas ressurgiu em 2022 e recebeu apoio de Pacheco.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES