Fim da reeleição, mandatos de 5 anos e mais: entenda a 'megarreforma' de Pacheco

A uniformização do tempo de inelegibilidade para políticos em oito anos é outro ponto crucial, visando simplificar e padronizar o processo

Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner | Jefferson Rudy/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), delineou um ambicioso objetivo para a Casa neste ano: promover uma "reformulação do sistema eleitoral". Em conjunto com líderes partidários, Pacheco advoga pela análise de textos que revisam o Código Eleitoral e propõem o fim da reeleição para prefeitos, governadores e presidente da República.

O senador Marcelo Castro (MDB-PI), encarregado de destravar as discussões, apresentou uma prévia de seu parecer sobre o projeto que reformula o Código Eleitoral em uma reunião com líderes. Além disso, compartilhou três esboços de uma futura Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que encerraria a reeleição e instituiria mandatos de cinco anos para todos os cargos eletivos.

Leia Mais

O relatório de Castro, que deve reunir cerca de 900 artigos, propõe alterações abrangentes, incluindo o afastamento obrigatório de juízes e militares que desejem disputar cargos políticos, uniformização do prazo de inelegibilidade, data única para desincompatibilização de candidatos com cargos públicos, mudanças na distribuição das chamadas sobras eleitorais e simplificação da prestação de contas.

Entre as propostas, destaca-se a "quarentena" para militares, juízes, membros do Ministério Público e outros cargos, que deverão se desligar definitivamente de suas funções quatro anos antes das eleições. A uniformização do tempo de inelegibilidade para políticos em oito anos é outro ponto crucial, visando simplificar e padronizar o processo.

Apesar de haver chances de votação ainda neste primeiro semestre, as mudanças não afetariam as eleições de 2024, caso aprovadas. A discussão reflete um esforço para fortalecer o sistema político e eleitoral brasileiro, alinhado ao propósito do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES