Aliados aconselham Lula a deixar indicação ao STF para 2024, saiba o motivo

O círculo governista avalia que Davi Alcolumbre pode congestionar sabatina, caso seu favorito não seja o escolhido

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) | REUTERS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Integrantes do governo com influência no meio judiciário aconselharam o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) a postergar a indicação para o Supremo Tribunal Federal (STF) que preencherá a vaga deixada pela ex-ministra Rosa Weber. Os aliados do presidente consideram dois fatores cruciais para essa decisão.

Em primeiro lugar, argumentam que anunciar o escolhido neste momento poderia resultar apenas em desgaste para o indicado de Lula. Ressaltam que a votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, fase anterior à posse no STF, pode enfrentar consideráveis atrasos.

Leia Mais

Eles destacam que Davi Alcolumbre, presidente da CCJ com a prerrogativa de agendar a pauta, possui histórico de atrasar as indicações (exemplificado pela demora de quatro meses para André Mendonça e para vagas no STJ). Os aliados de Lula sugerem que a prolongada espera seria utilizada por Alcolumbre como uma moeda de troca nas negociações com o Planalto.

O senador, que buscava manter Augusto Aras na Procuradoria-Geral da República (PGR), não obteve sucesso. Agora, ele almeja recuperar o controle sobre a liberação de emendas parlamentares, um recurso que, durante sua presidência no Senado, conferiu-lhe significativo poder.

Assim, caso Bruno Dantas não seja o escolhido de Lula (preferido por Davi Alcolumbre), há uma considerável possibilidade de uma espera prolongada, o que não seria favorável para o governo, até a sabatina do indicado na CCJ.

Além do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), outros candidatos em destaque são o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB-MA), considerado favorito, e o advogado-geral da União, Jorge Messias.

Membros do governo ressaltam que faltam menos de 50 dias para dezembro, um mês historicamente pouco movimentado no Congresso Nacional. Argumentam que, para atenuar a influência de Alcolumbre, a estratégia mais eficaz seria que Lula adiasse a indicação para 2024.

Antes disso, seria aconselhável utilizar o tempo para negociar com Alcolumbre e fortalecer a articulação política no Senado, que detém o poder de aprovar ou reprovar o nome indicado ao STF.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES