Lula aposta em Kassio Nunes para evitar o enfraquecimento do 'Minha Casa, Minha Vida'

A Suprema Corte julga uma possível correção dos rendimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)

Ministro Nunes Marques | Fellipe Sampaio /SCO/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Kassio Nunes Marques, indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tornou-se a aposta do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para reverter o cenário no julgamento relacionado à correção dos rendimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A Advocacia-Geral da União (AGU) buscou contato com todos os ministros do STF para discutir o caso. O governo Lula espera que Nunes Marques adote uma posição divergente em relação ao voto do relator, o ministro Luís Roberto Barroso, e defenda a improcedência da ação.

Leia Mais

O presidente do STF, Barroso, agendou o julgamento para o dia 18 deste mês. Em abril, o ministro votou a favor de que a correção do FGTS seja, no mínimo, equivalente ao índice da poupança. O ex-advogado-geral da União, André Mendonça, seguiu a posição de Barroso, enquanto Nunes Marques interrompeu o julgamento ao solicitar mais tempo para análise.

A ação, movida pelo partido Solidariedade em 2014, teve a AGU estimando, em um parecer divulgado em 2021, que as alterações propostas para a correção do FGTS poderiam acarretar um impacto de R$ 295,9 bilhões no orçamento da União.

Entenda

Um estudo encomendado pelo governo Lula à Caixa Econômica Federal revela que a decisão de Barroso, em relação à correção dos rendimentos do FGTS, pode desencadear uma crise habitacional no Brasil. O julgamento está marcado para o dia 18 deste mês, e Barroso, como relator do caso, votou em abril a favor de que a correção do FGTS seja, no mínimo, equivalente ao índice da poupança. 

A AGU defende a improcedência da ação, movida pelo partido Solidariedade em 2014. Com base em dados da Caixa, o governo alerta que a taxa média de juros do financiamento habitacional, atualmente em 5,25% ao ano, saltaria para 7,60% ao ano se a decisão de Barroso prevalecer. Esse aumento, conforme a Caixa, prejudicaria cerca de 48% das famílias de baixa renda, impedindo-as de obter financiamentos.

Segundo projeções do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), comandado por Waldez Góes, se o voto de Barroso for adotado pela maioria da Suprema Corte, o governo precisaria de mais de R$ 20 bilhões anuais para manter as estimativas atuais do programa “Minha Casa, Minha Vida”. A Caixa adverte que, sem novos aportes do governo e com o aumento da taxa de juros, as contratações de unidades habitacionais seriam reduzidas pela metade, passando de 480 mil para 254 mil, conforme dados deste ano.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES