André Mendonça abre caminho para STF decidir sobre acordos da Lava Jato

Ao anunciar a mesa de negociação, o ministro enfatizou que não se trata de um “revisionismo histórico” da Lava Jato

Ministro André Mendonça | Carlos Moura/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A recente decisão do ministro André Mendonça trouxe alívio ao clima de tensão no Supremo Tribunal Federal (STF) relacionado às determinações do ministro Dias Toffoli em favor da J&F e da Novonor (antiga Odebrecht). Em um movimento que busca retomar o controle das discussões sobre a validade dos acordos de leniência firmados no âmbito da Operação Lava Jato, Mendonça estabeleceu, no último dia 26, uma mesa de conciliação entre órgãos públicos e empresas envolvidas.

Mendonça, relator de uma ADPF que questiona a legalidade desses acordos desde março do ano passado, criou a mesa de negociação para promover um consenso entre as partes. Essa medida possibilita que eventuais julgamentos sobre o tema ocorram no plenário do STF, composto pelos 11 ministros da Corte.

Leia Mais

A ação foi proposta por partidos políticos como PSOL, PCdoB e Solidariedade, representados pelo escritório de advocacia de Walfrido Warde, conhecido por suas críticas aos métodos da Operação Lava Jato. O questionamento abrange a legalidade dos acordos, argumentando que foram firmados antes das regras sistematizadas para o procedimento.

60 dias para a renegociação

A decisão de Mendonça estabeleceu um prazo de 60 dias para a renegociação, suspendendo multas durante esse período. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o presidente do TCU, Bruno Dantas, manifestaram concordância com a abertura do diálogo.

A conciliação reúne o Ministério Público Federal, a AGU, a CGU e empresas como Novonor, J&F, Metha (antiga OAS), Camargo Corrêa, Engevix, Braskem, Samsung Heavy Industries, entre outras, que reconheceram práticas ilícitas. O acordo de leniência, uma forma de delação premiada para empresas, permite o reconhecimento de desvios em contratos públicos em troca de ressarcimento e continuidade de contratos.

Ao anunciar a mesa de negociação, Mendonça enfatizou que não se trata de um "revisionismo histórico" da Lava Jato. No entanto, parte do STF expressou preocupações, temendo que a conciliação prejudique as vítimas das práticas corruptas das empresas. O tema promete intensas discussões quando chegar ao plenário, com membros sinalizando divergências. O decano Gilmar Mendes, por exemplo, alertou para "revelações assombrosas" sobre a celebração dos acordos. O relator da Lava Jato no STF, Edson Fachin, destacou a voluntariedade dos colaboradores e a presença de advogados em todos os atos relacionados aos acordos.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES