Antes crítico, Eduardo Costa embolsou R$ 1 mi da Lei Rouanet para gravar DVD

O cantor bolsonarista costumava criticar os recursos obtidos pelos artistas por meio da Lei Rouanet, chamando-os de “artistas safados”

Cantor Eduardo Costa | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cantor sertanejo Eduardo Costa, conhecido por seu ferrenho apoio a Jair Bolsonaro (PL), costumava criticar os recursos obtidos pelos artistas por meio da Lei Rouanet, chamando-os de "artistas safados" que se beneficiam do Estado. No entanto, parece que sua opinião mudou após a derrota de Bolsonaro nas eleições. O Ministério da Cultura (MinC) autorizou Eduardo Costa a captar R$ 996,5 mil, por meio da Lei Rouanet, até dezembro deste ano, destinados à gravação de um DVD.

A empresa responsável pela captação dos recursos é a Churrasco, Cerveja e Viola – C.C.V. Eventos LTDA, cujo sócio é Leandro Restino de Souza Porto. Porto é também sócio de Edson Vander da Costa Batista, o nome verdadeiro de Eduardo Costa, em outra empresa chamada Fox Vision LTDA.

Para obter a autorização de captação, Porto incluiu no projeto um documento assinado por Eduardo Costa, no qual o cantor declara estar ciente da proposta de financiamento do DVD por meio da Lei Rouanet. O projeto, intitulado "Eduardo Costa – O instrumentista e as modas de violas de Minas", apresentará músicas sertanejas de raiz gravadas pelo cantor com uma orquestra composta por violões, violas e instrumentos de sopro, durante dois shows em Belo Horizonte.

Leia Mais

O sócio de Eduardo Costa informou que este projeto será o primeiro de várias edições planejadas para o mesmo formato e em outras capitais brasileiras. A renda do DVD, conforme justificativa apresentada ao MinC, destinará 80% do valor para distribuição gratuita, 10% para patrocinadores e 10% para a divulgação do produto.

O que é a Lei Rouanet?

A Lei Rouanet, oficialmente conhecida como Lei Federal de Incentivo à Cultura, foi criada em 1991 para promover e viabilizar financeiramente projetos culturais no Brasil. Em homenagem ao então secretário de Cultura Sérgio Paulo Rouanet, a legislação permite que empresas e pessoas físicas destinem parte do imposto de renda devido para apoiar projetos culturais aprovados pelo MinC. Ao investir em iniciativas artísticas, cinematográficas, teatrais e musicais, os contribuintes contribuem para a diversidade cultural do país.

Os projetos passam por rigorosa avaliação do MinC, exigindo conformidade com critérios técnicos e artísticos. Uma vez aprovados, empresas e indivíduos podem realizar doações ou patrocínios, abatendo esses valores do montante devido ao Imposto de Renda.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES