Atos golpistas: Ministra vota e são 4 a favor de tornar réus 100 acusados

Os demais integrantes do STF têm até o dia 24 de abril para votar em plenário virtual.

Ministra do STF, Cármen Lúcia | Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualizado às 14h40

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), seguiu o voto do relator Alexandre de Moraes e votou a favor para tornar réus os 100 acusados de atos golpistas ocorrido no dia 8 de janeiro desse ano, onde foram depredadas as sedes do Supremo, Congresso Nacional e Palácio do Planalto. 

Leia Mais

Com o voto da ministra nesta quarta-feira (19), o placar fica 4 a 0 para tornar réus os denunciados pela Procuradoria-Geral da República. Também votaram a favor: Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Edson Fachin.

Atos golpistas: Fachin vota e já são 3 a favor de tornar réus 100 acusados

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, votou a favor de tornar réu 100 pessoas acusadas de envolvimento nos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro. O posicionamento de Fachin está em consonância com o entendimento do relator dos inquéritos, ministro Alexandre de Moraes.

Até o momento, três ministros já votaram a favor de tornar os acusados em réus. Além de Fachin e Moraes, o ministro Dias Toffoli também se manifestou, mas apenas Moraes, que é presidente do Tribunal Superior Eleitoral, apresentou o voto por escrito.

Este é o primeiro julgamento que engloba as 1.390 pessoas denunciadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em relação aos atos golpistas. Os demais integrantes do STF têm até o dia 24 de abril para votar em plenário virtual.

Se for votado, por unanimidade ou maioria, para que os denunciados tornem-se réus, eles responderão por crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima.

TSE mantém multa de Zambelli e Flávio Bolsonaro por postagens não verídicas

Chegou a hora da reparação, por José Osmando de Araújo

Moraes pede para regulamentar redes sociais e diz que elas ganham com ódio

Atualmente, 294 pessoas estão presas em decorrência dos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro.

Em seu voto, Alexandre de Moraes justificou que os acusados se associaram "por intermédio de uma estável e permanente estrutura montada em frente ao Quartel General do Exército Brasileiro sediado na capital do país, aos desideratos criminosos dos outros coautores, no intuito de modificar abruptamente o regime vigente e o Estado de Direito, a insuflar 'as Forças Armadas à tomada do poder' e a população, à subversão da ordem política e social, gerando, ainda, animosidades entre as Forças Armadas e as instituições republicanas".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES