Bárbara do Firmino cobra respeito à lei que gera oportunidades a jovens

O código estabelece uma cota mínima de 10% para a contratação de jovens aprendizes em eventos e projetos esportivos e culturais

Deputada estadual Bárbara do Firmino | Arquivo pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A atuação da deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) tem como foco principal assegurar o cumprimento da legislação que abre oportunidades para os jovens do Estado do Piauí. Recentemente, ela obteve a aprovação de um requerimento que será encaminhado à Secretaria de Governo (Semgov) do Piauí, buscando informações detalhadas sobre a inclusão de cláusulas contratuais que garantam a participação juvenil, conforme previsto na Lei nº 8.037, sancionada há três meses pelo governador Rafael Fonteles (PT).

A mencionada lei estabelece uma cota mínima de 10% para a contratação de jovens aprendizes em eventos e projetos esportivos e culturais que contem com benefícios fiscais concedidos pelo governo estadual. Os beneficiários são indivíduos com idades entre 15 e 29 anos, que estão cumprindo ou cumpriram medidas socioeducativas, além daqueles inscritos em projetos esportivos, culturais ou programas sociais desenvolvidos pelo governo.

Leia Mais

Sanção e fiscalização

A deputada enfatiza que, após três meses da sanção da lei, é chegada a hora de fiscalizar rigorosamente o seu cumprimento. "Por meio do requerimento aprovado na Assembleia Legislativa (Alepi), solicitamos transparência nas ações e demonstrações de que estão, de fato, seguindo a lei, proporcionando oportunidades de emprego para os jovens", reforça.

Bárbara do Firmino também destaca que, de acordo com a lei em questão, foi estabelecido que, do total de vagas disponíveis, um mínimo de 1/5 (um quinto) deve ser reservado para jovens que cumpriram ou estão cumprindo medidas socioeducativas.

"É imprescindível que confirmemos se o governo estadual está efetivamente respeitando a lei, contribuindo para a reinserção desses jovens no mercado de trabalho", ressalta, reafirmando seu compromisso em garantir que a juventude do estado tenha as oportunidades e os benefícios previstos por lei.

Além disso, nas vagas destinadas a jovens inscritos em projetos esportivos ou culturais, a contratação deve priorizar aqueles cujos projetos estejam tematicamente alinhados com o evento em questão, proporcionando uma conexão relevante entre as atividades desenvolvidas e as oportunidades oferecidas aos jovens talentos do Piauí.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES