Bárbara do Firmino elabora lei de proteção antiassédio no meio de trabalho

A deputada obsevou que, com a lei, 'iremos fortalecer a rede de proteção para as mulheres do estado piauiense'

Deputada estadual Bárbara do Firmino (PP) | Arquivo pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Lei de nº 8.114/2023, elaborada pela deputada estadual Bárbara do Firmino (PP), institui o "Selo Empresa Sem Assédio" no âmbito do estado do Piauí. A legislação foi recentemente aprovada pelo governador do Estado, Rafael Fonteles (PT).

A nova lei tem como principal intuito criar um ambiente de trabalho livre de assédio e importunação sexual. “Ficamos muito satisfeitas com a sanção da nossa lei. Assim estamos promovendo mais segurança para as mulheres no ambiente de trabalho”, declarou Bárbara.

Leia Mais

De acordo com a legislação, a pessoa jurídica de direito público e privado, que esteja em conformidade com termos instituídos, pode solicitar o "Selo Empresa Sem Assédio".

A medida prevê ainda que o trabalho será em parceria com a Secretária  Estadual de Justiça (Sejus) que irá supervisionar e atualizar o selo a cada dois anos. “Com a sanção da lei, a nossa expectativa é que assim iremos fortalecer a rede de proteção para as mulheres do nosso estado”, observou.

Para obter o selo, a empresa necessita possuir uma instância interna específica para coordenar a elaboração e revisão do Código de Ética e Conduta da empresa relacionado ao assédio e à importunação sexual, sobretudo a que vitimiza mulheres. Além disso, a empresa deve coordenar treinamentos, campanhas internas de comunicação e difundir diretrizes relacionadas ao compromisso antiassédio e anti-importunação sexual.

Outra exigência estabelecida é a presença de uma equipe especializada no tratamento e apuração de relatos de assédio e de importunação sexual. A empresa deve definir metas para alcançar a equidade de gênero em cargos de chefia e gerência em todos os setores dentro de um prazo de cinco anos.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES