Dino marca primeiro mês no STF com mais de 350 decisões e polêmica com Lira

Sua estreia tem sido menos conturbada do que a de outros colegas, como Cristiano Zanin, evitando votos considerados conservadores

Um mês de adaptação de Flávio Dino | Cristiano Mariz/O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, completa um mês no cargo nesta sexta-feira (22), adentrando uma nova fase de sua trajetória marcada pela transição do cenário político para o judiciário. Após dezoito anos dedicados à política, Dino tem enfrentado o desafio de se adaptar ao novo papel, buscando uma atuação mais acadêmica e analítica, especialmente nas redes sociais, enquanto se esforça para evitar os holofotes.

Embora tenha tentado manter um perfil discreto, recentemente, Dino respondeu a declarações do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), sobre a Polícia Federal (PF), retomando uma postura mais assertiva. Contudo, sua estreia tem sido menos conturbada do que a de outros colegas, como Cristiano Zanin, evitando votos considerados conservadores e pautas mais polêmicas.

Até o momento, Dino já proferiu 357 decisões e participou de oito sessões no plenário do Supremo, herdando 364 processos e tornando-se relator de 992. Entre esses casos, destacam-se recursos importantes, como o apresentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra uma condenação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além de seu desempenho jurídico, relatos indicam que Dino tem mantido uma relação cordial com seus colegas, mostrando-se próximo de Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Cristiano Zanin. Embora sua rotina tenha mudado, o ministro conserva elementos pessoais em seu ambiente de trabalho, como um crucifixo pendurado na estante e imagens de santos católicos em seu gabinete.

Com uma carreira consolidada na política e agora no judiciário, aos 55 anos, Flávio Dino assume um papel de destaque no STF, prometendo uma atuação pautada pela ética e pela dedicação ao Estado de Direito até sua aposentadoria em 2043.

Para mais informações, acesse meio.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES