Bolsonaro defende voto impresso na Venezuela, que cassa mandato da oposição

“Sinais de eleições justas, o voto eletrônico ao lado do voto impresso”, disse o ex-presidente

Jair Bolsonaro e Nicolás Maduro | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No domingo (28), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) expressou elogios ao sistema de votação da Venezuela, afirmando que o presidente Nicolás Maduro deu sinais de "eleições justas". Segundo Bolsonaro, Maduro implementou uma urna de votação eletrônica acompanhada do voto impresso no último plebiscito, embora tenha ressaltado que a principal oposição do país foi excluída da corrida eleitoral por decisões judiciais.

No plebiscito recente, Bolsonaro destacou a presença de um vídeo no qual Maduro votava em cinco itens, utilizando a urna eletrônica e, ao lado dela, uma máquina imprimia o voto. O ex-presidente reconheceu a importância dessa demonstração de eleições justas, embora tenha mencionado que ainda falta a contagem pública dos votos.

Bolsonaro ressaltou que, apesar do formato de votação adotado, a oposição não terá êxito nas eleições devido à decisão da Controladoria de Justiça pró-governo. Na última sexta-feira (27), essa entidade determinou a inelegibilidade por 15 anos de María Corina Machado, principal candidata da oposição, segundo pesquisas.

O documento da Controladoria de Justiça também cassou a elegibilidade de outros opositores, incluindo Juan Guaidó, ex-deputado que foi reconhecido como presidente interino por mais de 50 países, incluindo o Brasil. Bolsonaro mencionou que, no momento, Maduro não enfrenta oposição na Venezuela, apesar do formato de votação.

Cabe lembrar que Bolsonaro, ao longo de seu mandato, defendeu a implementação do voto impresso no Brasil, argumentando, sem apresentar evidências, que as urnas eletrônicas não eram seguras e auditáveis. Em agosto de 2021, a proposta de voto impresso para 2022, patrocinada por Bolsonaro, foi rejeitada pela Câmara dos Deputados em plenário.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES