Bolsonaro divulga nova fake news de que vacinas podem afetar testículos

O ex-presidente em evento em Jundiaí disse que as vacinas contra a Covid possuíam grafeno, que acumularia nos testículos e ovários.

Jair Bolsonaro se desculpa após mentir sobre a vacina | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL-RJ) voltou a compartilhar informações falsas sobre a vacina contra a Covid-19 no último sábado, 17 de junho, ao dizer que os imunizantes possuíam grafeno, que acumulariam 'nos testículos e ovários'. A declaração sem qualquer embasamento científico logo foi desmentida por especialistas na área.

Na ocasião, o líder da extrema-direita disse que tinha visto a informação na bula da vacina da Pfizer, porém, não há qualquer indicativo nesse sentido no material disponibilizado no site da farmacêutica. 

Leia Mais

“Agora vocês vão cair para trás . A vacina de RNA tem dióxido de grafeno, tá. Onde ele se acumula, segundo a Pfizer, que eu fui lá ver aquele trem? No testículo e no ovário. Eu li a bula”. 

Com a repercussão negativa, o ex-presidente foi às redes sociais neste domingo (18) se desculpar pelo que ele classificou como 'um equívoco'. Cabe indicar que durante a pandemia Bolsonaro foi extremamente criticado pelo comportamento negacionista, acumulando uma série de informações falsas sobre os imunizantes

O político de extrema-direita viu sua popularidade com o eleitor mais moderado se esvair no período

"Em relação a uma conversa no dia de ontem, na cidade de Jundiaí (SP), sobre a existência de óxido de grafeno na vacina de tecnologia mRNA, houve um equívoco da minha parte. Como é de conhecimento público, sou entusiasta do potencial de emprego do óxido de grafeno, por isso inadvertidamente relacionei a substância com a vacina, fato desmentido em agosto de 2021. Mais uma vez lamento o falado e peço desculpas", disse.

Bolsonaro e sua família estão envolvidos no centro de uma polêmica sobre a vacinação; a Polícia Federal está apurando uma suposta fraude no cartão de imunização do ex-presidente, da ex-primeira dama Michele Bolsonaro e da sua filha mais nova. O ex-ajudante de ordens do líder da extrema-direita, coronel Mauro Cid, está preso.

O ex-presidente nega que tenha fraudado o documento e tem reafirmado que não se vacinou contra a Covid-19; no seu núcleo familiar, Michelle foi a única a se imunizar.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES