Deputados bolsonaristas usam plano para impedir a criação da CPI das Joias

A base governista enfrenta dificuldades para colher assinaturas e, assim, instaurar a comissão investigativa

Jair Bolsonaro ao lado das joias sauditas comercializadas ilegalmente | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar dos obstáculos na obtenção de subscrições, os parlamentares que defendem a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Joias estão empregando um argumento perspicaz na tentativa de convencer os deputados hesitantes a respaldarem a criação do comitê de investigação.

O fundamento subjacente é que a CPI das Joias figuraria como a quinta comissão em pleno funcionamento na Câmara dos Deputados. Consequentemente, isso deixaria a bancada opositora sem margem para pleitear a abertura de um novo inquérito parlamentar.

Leia Mais

O artigo 35 do regimento interno da Casa, que versa sobre as comissões de investigação, estipula que "não será viabilizada a constituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito enquanto houver o funcionamento de, pelo menos, cinco na Câmara". No cenário atual, estão em operação as CPIs das Americanas, das Apostas Esportivas, das Pirâmides Financeiras e do MST.

Na que se afigura mais crítica para o Palácio do Planalto, a CPI que está empenhada na escrutinação do movimento sem-terra, somente recentemente o governo conseguiu reaver o controle da comissão, outrora dominada pelas fileiras alinhadas à gestão Bolsonaro.

Conforme elucidado pela imprensa, os deputados Rogerio Correia (PT-MG) e Tulio Gadêlha (Rede-PE) estão enfrentando obstáculos na angariação das subscrições necessárias para a CPI. Até o momento, eles lograram angariar 113 das 171 assinaturas requeridas.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES