Brasil lança aliança global contra a fome e a pobreza na presidência do G20

Uma das prioridades é a reforma da governança global, visando ao revigoramento do multilateralismo e à atualização de instituições internacionais

Presidente Lula na cúpula do G20, em Nova Délhi, na Índia | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pela primeira vez em sua história, o Brasil ocupa a presidência temporária do G20, fórum internacional que congrega as 19 principais economias globais, além da União Europeia e União Africana. O mandato brasileiro, iniciado em 1º de dezembro do ano anterior, irá se estender até 30 de novembro, durante o qual o país organizará mais de uma centena de reuniões de grupos de trabalho e cerca de 20 reuniões ministeriais.

O embaixador Maurício Lyrio, desempenhando a função de "Sherpa do Brasil para o G20", estará à frente e nos bastidores de alguns desses eventos, incluindo a cúpula de chefes de Estado e governo marcada para ocorrer entre os dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro. Em entrevista, Lyrio destacou a relevância dessa presidência para o país.

O presidente Lula (PT) afirmou que a presidência do Brasil no G20 pode ser a oportunidade mais importante do país no cenário internacional. Lyrio enfatizou que a presidência do G20 é uma chance significativa para o Brasil destacar suas prioridades de políticas públicas e relações exteriores. Ele também ressaltou a importância de associar as agendas da inclusão social e sustentabilidade ambiental ao desenvolvimento econômico, incluindo o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

Prioridades da presidência brasileira

Uma das prioridades é a reforma da governança global, visando ao revigoramento do multilateralismo e à atualização de instituições internacionais. Lyrio destacou que o sistema internacional está evoluindo para uma configuração mais multipolar, e a reforma é crucial para representar adequadamente os membros e entregar resultados concretos. O embaixador reforçou que apenas com um sistema multilateral revigorado será possível alcançar a paz, a estabilidade e o desenvolvimento sustentável inclusivo.

Outra prioridade é a promoção do desenvolvimento sustentável por meio das dimensões social, econômica e ambiental. O G20 desempenha um papel crucial na mobilização de recursos para enfrentar desafios globais, como a mudança climática. A presidência brasileira criou uma Força-Tarefa para a Mobilização Global contra as Mudanças Climáticas, visando reforçar a resposta coordenada do G20.

Em relação às crescentes tensões globais, Lyrio destacou a importância de não esperar que o G20 esteja totalmente imune a conflitos e rivalidades internacionais. O Brasil defende o revigoramento do multilateralismo e a reforma das instituições internacionais para torná-las mais representativas e eficazes na busca da paz e do desenvolvimento.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES