Câmara pode votar dois projetos fundamentais para o governo Lula nesta sexta

A reforma tributária e a MP do ICMS são apontadas por Lula como vetores para equilibrar as contas públicas nos próximos anos

Câmara dos Deputados | Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (15), a Câmara dos Deputados pode votar dois projetos considerados cruciais pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o esforço de equilibrar as contas públicas nos próximos anos: a reforma tributária e a medida provisória que corrige o impacto de descontos de ICMS na arrecadação federal.

A votação em plenário nesta sexta-feira é atípica, e o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), liberou a participação remota dos parlamentares para garantir o número suficiente de votos.

Proposta da reforma tributária

A reforma tributária, apresentada na forma de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), requer pelo menos 308 votos "sim" para ser aprovada. Líderes partidários estiveram envolvidos em negociações para destravar pontos das propostas ao longo da quinta-feira (14), e Arthur Lira se reuniu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para alinhar os interesses de deputados e senadores na versão final da reforma tributária.

Embora o acordo tenha avançado durante o dia, Lira anunciou a reabertura dos trabalhos na manhã desta sexta-feira. Entre os pontos de discordância entre Câmara e Senado estão exceções adicionadas pelos senadores, como a criação de um imposto adicional sobre bens produzidos em todo o país que concorram com a produção da Zona Franca de Manaus e a prorrogação de incentivos fiscais para montadoras em determinadas regiões do país.

Rodrigo Pacheco defende a manutenção da alíquota diferenciada de tributação para "profissionais liberais", enquanto os deputados negociavam um acordo para excluir esse trecho da PEC.

Criação da CBS

A reforma tributária propõe a criação da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), unificando três tributos federais (PIS, Cofins e IPI). Além disso, o ICMS estadual e o ISS municipal seriam unificados no formato do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), com gestão compartilhada entre estados e municípios. O texto aborda temas como a tributação da cesta básica, alíquotas diferenciadas para setores específicos, "imposto do pecado" sobre atividades nocivas, e vantagens para a produção na Zona Franca de Manaus.

A Medida Provisória 1.185 trata das regras para as empresas utilizarem benefícios fiscais concedidos pelos estados e validados pelo STJ na arrecadação de ICMS. O governo federal propõe validar a redução dos impostos federais a partir do "desconto" do ICMS apenas quando essa margem adicional for usada para investimentos. Caso as empresas utilizem essa subvenção para custear suas atividades, não terão mais o direito de reduzir a base de cálculo dos impostos federais, resultando em maior pagamento de impostos à União. O governo estima que essa arrecadação adicional, incluindo a cobrança retroativa de parte do abatimento indevido de anos anteriores, pode chegar a R$ 35 bilhões em 2024.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES