Exclusivo Câmara poderá sustar resolução do TSE que trata de deepfakes nas eleições

O deputado federal Kim Kataguiri protocolou o projeto, apontando que as questões devem ser regulamentadas pelo Legislativo. Ele vê que a resolução dá um 'poder de polícia' ao TSE.

Kim Kataguiri protocola projeto de resolução | Reprodução/MBL
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira, 04 de março, o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) apresentou um projeto de decreto legislativo com o intuito de suspender a aplicação da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.732, de 27 de fevereiro. 

O projeto de decreto legislativo, de autoria do deputado Kim Kataguiri, fundamenta-se na suposta extrapolação de competências do TSE ao abordar questões relacionadas à propaganda eleitoral, especificamente no que diz respeito ao uso de inteligência artificial. Kataguiri argumenta que a resolução invade a esfera de competência do Poder Legislativo ao regulamentar temas que deveriam ser discutidos e estabelecidos por meio de lei.

Leia Mais

O deputado destaca que, embora a Resolução do TSE traga aspectos positivos, como o calendário e procedimentos gerais das eleições, além de medidas para combater a desinformação, ele ressalta que as normas relacionadas à propaganda eleitoral, especialmente aquelas que envolvem o uso de inteligência artificial, extrapolam as competências do TSE e deveriam ser deliberadas pelo Congresso Nacional.

Entre os pontos destacados por Kataguiri estão as restrições ao uso de deepfakes, a obrigatoriedade de aviso sobre o uso de inteligência artificial na propaganda eleitoral e a proibição do emprego de robôs para simular diálogos com candidatos ou outras pessoas. Ele argumenta que essas medidas, ao afetarem diretamente a liberdade de expressão e a atuação das plataformas digitais, demandam uma discussão mais ampla e aprofundada no âmbito legislativo.

O deputado também ressalta a importância de se debater a responsabilidade das plataformas digitais na disseminação de informações durante o período eleitoral, destacando que a Resolução do TSE impõe às empresas uma espécie de "poder de polícia" sobre o conteúdo veiculado, o que pode resultar em práticas de censura.

Kim Kataguiri reforça a necessidade de que temas tão complexos e sensíveis sejam discutidos e deliberados pelo Congresso Nacional, garantindo assim a participação da sociedade e o cumprimento dos dispositivos constitucionais e legais vigentes no país.

Diante desses argumentos, o deputado solicitou o apoio dos demais parlamentares para a aprovação do projeto de decreto legislativo. Agora, ele começará a tramitar nas Comissões Técnicas da Casa



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES