Com premiê do Canadá, Lula falou de meio ambiente, comércio e Ucrânia

Os dois conversaram sobre diversos assuntos, segundo o próprio Lula descreveu em uma rede social

Com premiê do Canadá, Lula falou de meio ambiente, comércio e Ucrânia | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na noite de sábado, 20 de maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve um encontro com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, ocorrido já na manhã de domingo no Japão. Em uma publicação nas redes sociais, Lula descreveu que eles discutiram diversos assuntos, incluindo comércio bilateral, meio ambiente e a situação da guerra na Ucrânia. Esse foi o primeiro encontro entre os dois líderes.

“Com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, que tive a alegria de encontrar pela primeira vez aqui no G7. Falamos sobre o comércio entre nossos países, a necessidade de esforços conjuntos na defesa do meio ambiente e sobre a guerra na Ucrânia. Trudeau reforçou que está feliz com a volta do protagonismo brasileiro no debate ambiental no mundo. Vamos trabalhar juntos e acredito que podemos dobrar as relações comerciais entre nossos países”, afirmou Lula.

Esse foi o segundo compromisso de Lula no dia em Hiroshima, onde está para a cúpula do G7, grupo das sete maiores economias do mundo. O Brasil participa como convidado, junto com outras sete nações. Antes do encontro com Trudeau, Lula visitou o Memorial da Paz, erguido em alusão às vítimas da bomba jogada na cidade, durante a Segunda Guerra Mundial.  

Lula visita Memorial da Paz

Líderes presentes à Cúpula do G7 visitaram na noite deste sábado (20) – já manhã de domingo no Japão – o Memorial da Paz, localizado em Hiroshima. É lá que está sendo realizado o encontro entre as sete maiores economias do mundo – Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido – e oito nações convidadas, entre elas o Brasil.

Memorial da Paz foi erguido como lembrança do ocorrido em 6 de agosto de 1945, quando uma bomba atômica foi jogada na cidade pelos Estados Unidos. O episódio ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial, ocasião em que japoneses e norte-americanos lutavam em lados opostos. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não participou da visita.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES