Confiança no presidente Lula dispara e alcança patamar histórico, diz Ipec

A região Nordeste foi a que mais depositou votos de confiança no governo petista

Governo atinge patamar inédito | Evaristo Sa/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com uma nova pesquisa do Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) divulgada nesta terça-feira (18), a confiança dos brasileiros no presidente da República, sob a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), atingiu o maior nível desde 2012. Segundo o Índice de Confiança Social (ICS), o presidente obteve 50 pontos em uma escala que varia de 0 (nenhuma confiança) a 100 (muita confiança).

O levantamento revelou que esse número atual é nove pontos superior ao registrado em 2022, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A região Nordeste, onde Lula recebeu a maior quantidade de votos no segundo turno contra Bolsonaro, é onde os eleitores demonstram maior confiança no petista. Na região, o presidente colheu 66 pontos.

Leia Mais

No entanto, os níveis mais baixos de confiança no presidente Lula são observados entre eleitores das classes A e B, com 39 pontos, e entre os evangélicos, com 43 pontos, de acordo com a pesquisa.

Apesar da melhora no índice, o presidente da República ainda ocupa a 16ª posição em uma lista de 20 instituições. Segundo a pesquisa, o Corpo de Bombeiros é a instituição que detém a maior confiança dos brasileiros, com 87 pontos (em uma escala de 0 a 100), seguido pela Polícia Federal (PF) e pelas Igrejas, ambas com 70 pontos.

A pesquisa do Ipec foi realizada com 2 mil eleitores entre os dias 1º e 5 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES