Entrada do Centrão no governo: PP e Republicanos formam aliança com Lula

Segundo Guimarães, a inclusão dos partidos na defesa do governo se dá em troca de cargos ministeriais

PP e Republicanos se juntam ao governo de Lula | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (18), o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), afirmou que a inclusão do PP e do Republicanos em ministérios está se consolidando. Ontem, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, se reuniu com André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), nomes indicados pelo Centrão para ocupar cargos no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"A ideia de incorporar esses partidos no governo está se consolidando. Esses nomes que surgiram na imprensa (André Fufuca e Silvio Costa Filho) também foram indicações dos partidos", afirmou Guimarães após a reunião.

Leia Mais

O deputado, presente na reunião da tarde com Costa Filho e Padilha, destacou que a decisão final cabe a Lula, que está em Bruxelas para a cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e União Europeia e retornará a Brasília nesta quarta-feira (19).

"O presidente ainda não tomou uma decisão definitiva. Não deliberou sobre o tamanho ou a área específica para essas mudanças. Cabe ao presidente, que tem todas as informações, fazer as alterações e indicar quem ele quiser. Não é algo que nos compete decidir", afirmou Guimarães.

O líder do governo preferiu não especular sobre quantos votos essas indicações podem trazer para as pautas de interesse do governo na Câmara ou quando essas mudanças ocorrerão.

"Temos um governo de frente ampla, com uma composição majoritária do campo da esquerda e do PT, além de outros partidos que participaram da aliança inicial com o presidente Lula. Precisamos incorporar outros atores ao governo. Será responsabilidade do presidente, com base em suas considerações, fazer as mudanças que ele julgar convenientes", comentou.

As siglas demonstraram interesse em pastas que Lula considera "intocáveis". O PP deseja que Fufuca assuma o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável, entre outras iniciativas, pelo Bolsa Família. Já o Republicanos almeja Costa Filho no Ministério do Esporte, atualmente chefiado por Ana Moser.

"Na política, tudo tem solução. A falta de solução é o que não funciona. Acredito que dará certo", ponderou Guimarães. "Silvio sempre foi um parlamentar que apoiou Lula desde o primeiro turno. Ele é um parceiro constante do governo. Se ele ingressar em algum ministério, independentemente da área, acredito que será bom para o governo", concluiu.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES