Congresso fará alterações na nova regra fiscal, segundo Lira

Para o parlamentar, as modificações deixarão o documento mais rígido

Arthur Lira critica trechos da nova regra fiscal | Pablo Valadares/Agência Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em entrevista realizada no último domingo (07), o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL), declarou que proposta do Novo Arcabouço Fiscal (PLP 93/2023) passará por alterações pelos deputados. Segundo ele, o relator do projeto, deputado Claudio Cajado (PP-BA), mostrará as modificações preliminares nesta semana.

Leia Mais

Lira relatou que a Câmara tornará o novo regime fiscal menos flexível, e o Senado também fará alterações do documento. “A proposta do governo veio com uma espinha dorsal equilibrada, mas cabe ao Congresso dar a palavra final”, avaliou. “Não posso adiantar o texto do relator, mas acredito que na Câmara haverá mudanças para tornar a proposta mais rígida, e não tenho dúvidas de que o Senado dará a sua colaboração”, acrescentou.

Esse novo regime fiscal, que está em discussão no plenário, substituirá o teto de gastos criado no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB), com a finalidade de limitar o crescimento das despesas públicas à inflação. A proposta do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) procura estabelecer uma sustentabilidade fiscal ajustada conforme os ciclos econômicos e políticos atuais. O texto é criticado por parlamentares, uma vez que supostamente reduzirá controles e punições sobre a administração política.

Haddad pede ao presidente da Câmara para adiar votação do arcabouço fiscal

CPMI não vai atrapalhar tramitação de arcabouço fiscal, garante Padilha

Relator do arcabouço fiscal receberá medalha pelo Ministério da Defesa

Arthur Lira se apresenta crítico ao trecho da nova regra que responsabiliza os parlamentares e isenta o Executivo de penalizações. “Não defendo a responsabilização pessoal do agente público, mas o governo tem de ter restrições quando não cumprir as metas fiscais”, afirmou. “O Brasil precisa de diretrizes para investimentos e gastos públicos, mas sem esquecer do social, e isso deverá ser feito com responsabilidade”, complementou.

Atrito entre bases políticas

Na entrevista, o presidente da Câmara relatou ainda sobre os recentes embates entre parlamentares de base governista e da oposição. “Estaremos juntos naquilo que decidirmos que é melhor para o Brasil, mas retrocessos não serão admitidos – e não é por mim, é por uma maioria eleita pelo povo e que pensa assim no Congresso”, afirmou.

Para Lira, o atual governo deveria compreender que seu relacionamento com o Legislativo hoje é diferente de como era a 20 anos atrás. “Se não houver mudança de mentalidade, os choques acontecerão”, avaliou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES