Dallagnol articulou com EUA acordo bilionário da Petrobras, na Lava Jato

As nogociações estavam mantidas sob sigilo, e o objetivo era dividir o dinheiro cobrado pela estatal

Petrobras negociou multas em segredo | REUTERS/Rodolfo Buhrer
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O material apreendido durante a Operação Spoofing, conduzida pela Polícia Federal (PF), trouxe à tona conversas que indicam negociações sigilosas entre o ex-deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) e autoridades norte-americanas sobre as multas e penalidades por corrupção que seriam aplicadas à Petrobras. Surpreendentemente, a Controladoria-Geral da União (CGU), órgão oficialmente responsável pelo caso, não teria sido envolvida no processo, contrariando a legislação vigente.

De acordo com as informações reveladas, os procuradores brasileiros e suíços mantiveram diálogos por mais de três anos, mas essas conversas nunca foram formalizadas. Em janeiro de 2016, Dallagnol teria se comunicado com autoridades suíças para informá-las sobre o andamento das negociações com as autoridades norte-americanas.

Leia Mais

Posteriormente, tanto a Petrobras quanto os Estados Unidos (EUA) chegaram a um acordo que envolveu um desembolso de cerca de R$ 4 bilhões (equivalente a US$ 853,2 milhões na cotação atual) para que os EUA não processassem a empresa brasileira por corrupção.

Do montante acordado, 80% foi destinado ao Brasil, sendo que metade desse valor foi direcionado para um fundo privado que a própria Operação Lava Jato tentou estabelecer anteriormente, mas sem sucesso. Agora, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está conduzindo investigações para esclarecer os detalhes do caso.

A equipe do ex-deputado foi procurada para prestar esclarecimentos, mas até o momento da publicação desta matéria, não houve retorno. A revelação dessas negociações secretas traz à tona novas questões e desafios em relação à condução dos processos relacionados à corrupção envolvendo empresas nacionais e o papel das autoridades brasileiras e estrangeiras nessas negociações.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES