Deltan Dallagnol critica decisão do STF sobre Lula usando documento não oficial

O ex-deputado cita acordo com Odebrecht, mas usa trecho de outro documento

Ex-deputado Deltan Dallagnol | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (07), o ex-deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR), ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato, apresentou um trecho de um acordo de leniência do governo federal nas redes sociais, fazendo parecer que se tratava do acordo firmado com a Odebrecht. Contudo, Dallagnol utilizou, na realidade, um fragmento do acordo celebrado pelas empresas Technip Brasil e Flexibrás em 2019.

A publicação de Dallagnol no “X” (antigo Twitter) foi uma crítica à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, que anulou as provas do acordo de leniência entre a Odebrecht e o Ministério Público Federal (MPF) na quarta-feira (06). O acordo com a empreiteira foi concluído em 2016 e homologado em 2017 pelo então juiz Sérgio Moro, que hoje é senador pelo partido de centro-direita União Brasil.

Leia Mais

Na mensagem compartilhada por Dallagnol, ele deixou claro que o acordo da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Advocacia-Geral da União (AGU) com a Odebrecht continha uma cláusula idêntica aos acordos da Lava Jato. Ele questionou se Toffoli também anulará esse acordo e ordenará investigações pela Polícia e AGU ou se a decisão visava apenas retaliar a Lava Jato.

Tratado firmado entre CGU-AGU

A imagem divulgada por Dallagnol faz parte do acordo de leniência assinado em 2019 entre a CGU, a AGU e as empresas Technip Brasil e Flexibrás. Essas empresas estavam sob investigação no âmbito da Lava Jato e concordaram em restituir R$ 819 milhões à Petrobras. O acordo, composto por 37 páginas, foi firmado durante o governo Bolsonaro, em 25 de junho de 2019, pelos representantes da CGU, Wagner Rosário, e da AGU, André Mendonça. O documento é público e pode ser acessado no site da CGU.

O acordo de leniência previsto entre a Odebrecht, a AGU e a CGU prevê um ressarcimento de R$ 2,7 bilhões. Esse acordo, com 23 páginas, foi finalizado durante o governo Temer, em 9 de julho de 2018, e foi assinado pelos representantes da CGU, Wagner Rosário, e da AGU, Grace Mendonça. Este acordo também é público e está disponível no site da CGU.

É importante ressaltar que a decisão de Toffoli se refere apenas ao acordo firmado entre a Odebrecht e o MPF e, até o momento, não afeta o acordo de leniência que Dallagnol possui.

Em nota, Dallagnol admitiu ter compartilhado a imagem errada por um "lapso" e esclareceu que o entendimento por trás da crítica permanece o mesmo, visto que o acordo CGU-AGU com a Odebrecht apresenta uma cláusula semelhante à que ele aborda na postagem. Porém, quando procurado, o ex-deputado não respondeu os questionamentos até o momento.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES