Depoimento de Cid à PF se estende por 9 horas e acaba na madrugada desta terça

Este foi o sétimo depoimento do tenente-coronel à PF, sendo os mais longos em agosto de 2023, com 10 e 12 horas, respectivamente

Tenente-coronel Mauro Cid | Geraldo Magela/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na sede da Polícia Federal (PF), em Brasília, o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), prestou um depoimento que se estendeu por mais de nove horas. Iniciado às 15h desta segunda-feira (11), o interrogatório só foi encerrado na madrugada desta terça-feira (12), pouco depois da meia-noite e quinze.

O depoimento de Mauro Cid ocorreu no contexto do inquérito que investiga a possível participação de Bolsonaro, ex-ministros e militares em uma tentativa de golpe de Estado para manter o ex-presidente no poder. Cid, no entanto, não é investigado neste caso, tendo fechado um acordo de delação premiada com a PF em setembro do ano passado.

Esperava-se que o depoimento de Cid esclarecesse ou reforçasse pontos levantados pelo ex-comandante do Exército, Marco Antônio Freire Gomes, ouvido no início de março. Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre o teor das declarações de Mauro Cid nesta última oitiva.

Este foi o sétimo depoimento do tenente-coronel à PF, sendo os mais longos em agosto de 2023, com 10 e 12 horas, respectivamente. Cid, que poderia ser promovido a coronel em abril, agora enfrenta a decisão da cúpula militar de mantê-lo na patente atual, devido a seu envolvimento em investigações.

POSSÍVEL PROMOÇÃO ADIADA: Apesar de cumprir requisitos de antiguidade e bravura para ser promovido, Mauro Cid pode ter sua promoção adiada. A decisão seria considerada atípica, levando em conta a necessidade de comandar o 1º Batalhão de Ações e Comandos em Goiânia, função da qual foi retirado no final do governo Bolsonaro.

Além disso, o tenente-coronel está afastado do trabalho em um ano crucial para seu destaque na carreira militar. Mesmo sendo alvo de investigações, Mauro Cid não foi formalmente denunciado até o momento, o que o coloca na situação de "sub judice", impedindo promoções. A PF utilizou a delação de Cid para embasar a operação Tempus Veritatis, que investiga a tentativa de golpe de Estado envolvendo Bolsonaro, militares, ex-ministros e funcionários do governo anterior.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES