Veja as três pontas soltas que Cid terá de esclarecer à PF nesta segunda (11)

A expectativa é que ele forneça informações que possam esclarecer ou reforçar pontos das declarações do ex-comandante do Exército

Tenente-coronel Mauro Cid | Alessandro Dantas
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), será ouvido novamente pela Polícia Federal (PF) nesta segunda-feira (11) no inquérito que investiga a tentativa de articulação de um golpe de Estado em 2022. Confirmado pela defesa ao blog de Camila Bomfim, Cid, que já fechou acordo de delação com a PF, é chamado para esclarecer detalhes cruciais após o avanço das investigações.

Os investigadores esperam que Cid forneça informações que esclareçam ou reforcem pontos destacados pelo ex-comandante do Exército, Marco Antônio Freire Gomes, em depoimento anterior. O conteúdo de seu depoimento anterior, em 1º de março, foi considerado esclarecedor pelos policiais federais.

Entre os principais pontos a serem esclarecidos, destaca-se o depoimento de Freire Gomes, em que ele afirmou que Bolsonaro não só sabia da "minuta do golpe" como pretendia implementar o plano, contrariando a versão de Cid. A "minuta do golpe" é um dos pontos centrais, sendo um rascunho de decreto para instaurar o "estado de defesa" no TSE.

Outros pontos incluem a reunião ministerial de julho de 2022, na qual Bolsonaro discute um "plano B" diante da possibilidade de derrota nas eleições, e a suposta "contrariedade" de Cid com a interpretação da PF sobre seus depoimentos. Cid pode ser preso preventivamente se não colaborar, segundo fontes anônimas da PF. O advogado de Cid espera um depoimento tranquilo, assegurando que ele responderá a todas as perguntas. Este novo depoimento ocorre após a PF ouvir ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica.

Resumo detalhado de cada ponto

1. Depoimento do General Freire Gomes:

  • Freire Gomes afirma que Bolsonaro sabia da "minuta do golpe" e pretendia implementar o plano, contrariando a versão de Cid;
  • Cid alega que Bolsonaro recebeu a minuta, mas não expressou opinião ou intenção de seguir o plano;
  • A "minuta do golpe" propunha um decreto para instaurar o "estado de defesa" no TSE, investigando abusos e restaurando a "lisura" da eleição;
  • Cid pode ser preso preventivamente se não colaborar, mas seu advogado espera um depoimento tranquilo.

2. Reunião ministerial em 2022:

  • Bolsonaro, em reunião, sugere acionar "plano B" diante da possível derrota nas eleições, insinuando fraude;
  • O vídeo da reunião foi encontrado no computador de Cid, mas a defesa alega que ele não sabia da reunião e não estava presente.

3. "Contrariedade" com depoimentos:

  • Explicar a suposta "contrariedade" com interpretação da PF;
  • Alega que seus depoimentos não implicaram Bolsonaro em tentativa de golpe, destacando especulações sobre ações em caso de fraude não comprovada.

Para mais informação, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES