Deputada propõe exigir certidão de antecedentes criminais em casamento

Dayany do Capitão compara a exigência da Certidão de Antecedentes Criminais e a Certidão Judicial de Distribuição Cível e Criminal em casamentos com a exigência de documentos em concursos públicos.

Dayany do Capitão é deputada federal pelo Ceará | Reprodução/Facebook
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A deputada federal Dayany do Capitão, do partido União Brasil do Ceará, apresentou nesta quarta-feira (19) um projeto de lei que propõe alterações na Lei nº 10.406/2002, o Código Civil, para dispor sobre o processo de habilitação para o casamento.

O projeto propõe que a Certidão de Antecedentes Criminais e a Certidão Judicial de Distribuição Cível e Criminal sejam exigidas no processo de habilitação para o casamento. Ambos os nubentes deverão ter ciência das certidões e, se positivas, não elidem o deferimento de habilitação para o casamento, salvo as causas impeditivas e suspensivas.

Leia Mais

A deputada justifica que a confiança no casamento é essencial para a construção e manutenção de um relacionamento saudável e duradouro. Nessa perspectiva, é importante que ambos os cônjuges trabalhem juntos para estabelecer e manter a confiança mútua, sendo transparentes e comprometidos com a relação, e isso envolve o conhecimento do teor da Certidão de Antecedentes Criminais e da Certidão Judicial de Distribuição por parte de ambos os nubentes.

De acordo com a deputada, a apresentação das certidões, popularmente conhecidas como “Nada Consta”, não poderá prejudicar o deferimento da habilitação para matrimônio e terá finalidade meramente informativa. O objetivo é trazer a informação ao conhecimento de ambos os nubentes, visto que a informação segura oferece a oportunidade de reflexão, amadurecimento e tomada da decisão mais convicta sobre o casamento.

Fim da baixaria! Câmara instala Conselho de Ética e Nikolas Ferreira é alvo

Patrimônio do Fundo da Câmara Federal cresce 2,1% e se aproxima de R$ 1 bi

Taxar ou não as grandes fortunas no Brasil? Veja implicações e quem adota

A deputada compara a exigência da Certidão de Antecedentes Criminais e a Certidão Judicial de Distribuição Cível e Criminal em casamentos com a exigência de documentos em concursos públicos, já que, em ambos os casos, o objetivo é avaliar a aptidão dos candidatos para determinadas funções.

A proposta tramitará nas Comissões Técnicas da Casa. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES